Secretariado de Jorginho Mello
O governador eleito de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou os primeiros nomes do seu secretariado para 2023. Os nomes são mais técnicos do que políticos.
Administração- Moisés Diersmann: é natural de Luzerna, no meio oeste de Santa Catarina. Atualmente, é o Coordenador da transição do governo de Jorginho Mello.
Sec. Geral de Governo – Danieli Pinheiro Porporatti, natural de Xanxerê, no Oeste catarinense. Atualmente, é a chefe de gabinete do escritório regional do senador Jorginho Mello no estado.
Casa Militar – Ten. Cel. José Eduardo Vieira, natural de Florianópolis, Vieira é Tenente Coronel da PMSC, onde atua há 25 anos.
Comandante Geral da Polícia Militar – Cel. Aurélio José Pelozato, é coronel da Polícia Militar e faz parte da corporação desde 1992. É atualmente o Chefe de Estado Maior de SC.
Sec. Saúde – Carmen Zanotto, é Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, com especialização em Administração Hospitalar, Saúde Pública, Recursos Humanos e Formação em Políticas para Primeira Infância. Ela é de Lages e foi reeleita Deputada Federal.
Sec. Defesa Civil – Cel. Luís Armando Reis, de Joinville é conhecido como Coronel Armando é formado em Educação Física e possui também graduação em direto pela UNISUL.
Sec. Fazenda – Cleverson Siewert, Engenheiro Civil e pós-graduado em Marketing e Gestão Empresarial, já ocupou a pasta estadual da fazenda e presidente de Celesc.
Sec. Articulação Nacional – Vânia Franco, trabalha com Jorginho Mello desde 2011 como chefe de gabinete em Brasília.
Sec. Agricultura – Valdir Colatto, Engenharia Agrônomo, com experiência na vida pública como deputado federal, Valdir Colatto é uma referência estadual e federal na área do agronegócio.
Sec. Educação – Aristides Cimadon, Ex-presidente da ACAFE, é reitor da Unoesc.
Procuradoria Geral do Estado – Márcio Vicari, advogado. Atua em Florianópolis desde 1994 e atualmente é vice-presidente da OAB.
Giovana de Sá
O Sul do estado não foi contemplado no primeiro escalão do Secretariado do Governador Jorginho Mello, mas indiretamente Jorginho ao nomear a Deputada Carmem Zanotto para Secretaria da Saúde, a Suplente de Deputada Federal Giovana de Sá que fez mais de 84 mil votos e ficou na primeira suplência, continua como Deputada Federal ajudando a região Sul. Quem não gostou da ideia e já criticou Jorginho foi o Deputado Estadual Jessé Lopes.
Sicoob Credija
Com um investimento de R$7 milhões, a nova agência, inaugurada na segunda feira compreende 1.300 metros quadrados de área construída, estacionamento próprio e sistema para geração de energia e aproveitamento da água. Parabéns ao Presidente Wolni José Walter, Vice Donato Semprebom e toda a sua Diretoria pela arrojada agencia. Que fica na Avenida 15 de novembro em Araranguá.
Tiago é homenageado
A emoção deu o tom e marcou a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Timbé do Sul na noite desta segunda-feira, dia 5 de novembro, durante homenagem realizada pelo legislativo ao deputado estadual eleito Tiago Zilli (MDB). A moção de aplauso de autoria da vereadora Tainá Conti Buzanello foi concedida por todos os vereadores do município. A Moção de Aplauso é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.
Emoção
Filho ilustre de Timbé do Sul, o empresário e ex-prefeito de Turvo, Tiago Zilli se emocionou diversas vezes durante a homenagem que lotou a Câmara de Vereadores. Diversas autoridades políticas e comunitárias compareceram para demonstrar carinho ao conterrâneo e cumprimentá-lo pela vitória nas urnas. Tiago fez questão de cumprimentar e agradecer pessoalmente cada um dos presentes e depois discursou emocionado falando em união, trabalho e desenvolvimento regional. Ele fez um agradecimento especial aos pais, Adelino e Anair Zilli, relembrou a saga de lutas e conquistas dos antepassados que colonizaram o município, lembrou com saudades da primeira professora, a senhora Ivone Savi Pesseti (in memorian) e dos momentos felizes que colecionou durante toda infância e boa parte da juventude quando morou na sua terra natal.
Olhar para frente
Agora é olhar pra frente. É defender o desenvolvimento de Timbé e do nosso Sul. É batalhar por demandas vitais como a conclusão da BR-285 que liga o nosso município ao Rio Grande do Sul e melhora a conexão com as outras cidades de SC, um importante corredor viário para o turismo e a economia, afirmou. Zilli relembrou demandas importantes que irão receber sua atenção como a histórica luta da barragem do Rio do Salto, o projeto Geoparque Caminho dos Canions do Sul, que integra Timbé do Sul e busca impulsionar o desenvolvimento econômico da região, o combate aos impostos e a pujante agricultura que é a principal fonte de economia do município. Ele foi aplaudido em pé após o discurso de agradecimento.
Presidência da Câmara
Eleição para a Presidência da Câmara está tirando o sono de muitos políticos. Em Jacinto Machado não está sendo diferente. Há dois anos atrás, foi feito um acordo onde os quatro anos seriam divididos, entre Enison Recco, Laudir Possamai, Vanio de Mello e Luan Bristot. Enison e Laudir vieram até aqui. Mas agora, tem que fazer nova eleição e surgiu um novo candidato dentro dos vereadores do MDB, que é o Vereador Vola Pacifico que anunciou que é candidato. Vanio por sua vez está encontrando resistência pelo fato de ter se posicionado contra a reeleição do Presidente Adelar Machado na Cejama, o que está desencadeando esta disputa. Um abacaxi para o prefeito Gaiola e o presidente do partido Herval Borges descascar.