Um grande movimento de fé, arte e dedicação está chamando a atenção no coração de Sombrio. A Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua está passando por melhorias e entre elas, destaca-se a construção de uma nova capela, uma fonte e, principalmente, um belíssimo mosaico que vem sendo feito com muito cuidado e amor.

A reportagem do 2linhas.com conversou com o artista responsável pela obra. E ao contrário do que muitos imaginam, ele não é de fora. O artista é sombriense da gema! Seu nome de batismo é José Medeiros, mas todos o conhecem como Zé Bandido.

Morador do bairro Raizeira, Zé Bandido é pedreiro de profissão, mas nas horas vagas se entrega à arte do mosaico. Ele descobriu essa paixão com o incentivo de um amigo especial: o ex-prefeito de Sombrio, Leopoldo Renato Alves da Silva, o popular Podinho.

Zé já ajudou na recuperação dos mosaicos do calçadão de Sombrio e, agora, tem a honra de deixar sua marca bem na calçada da praça da igreja matriz, em um trabalho que representa o Apostolado da Oração e o Sagrado Coração de Jesus.

“Pra mim é um motivo de orgulho saber que minha arte vai estar ali, no centro da cidade, sendo vista por tanta gente. É um exemplo de fé, um símbolo pra todo mundo que passa por ali, tira foto, reza, acredita. Isso me deixa muito feliz”, disse o artista.

Curiosidade:
Zé Bandido não é o primeiro artista Zé popular a se envolver com a arte sacra da Matriz de Sombrio. Nos anos 1990, José Fernandes, mais conhecido como Zé Diabo, morador de Orleans, também deixou sua marca. Pintor, escultor e escritor, ele criou belos painéis e esculturas para a igreja entre 1991 e 1994, eternizando cenas da vida de Jesus que até hoje encantam fiéis e visitantes.