O forte calor que castiga o Sul do Brasil nas últimas semanas é tema de qualquer roda de conversa que se forma e não foi diferente na sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira, dia 24, em que os vereadores levantaram a questão, especialmente sobre escolas da rede estadual de ensino sem condicionadores de ar.

“A gente é indagado todos os dias de um problema ou outro, agora foi um cidadão que veio me dizer que tem criança que quase desmaia em sala de aula, na escola Protásio Joaquim da Cunha, no Bairro São José. Imagina você, nesse calor que estamos, dentro da sala de aula, quente, sol forte no telhado e não ter um aparelho de ar condicionado, exclamou o vereador Jucemar Custódio, o Bujão. Logo na sequência, o vereador Matheus Rocha, o Rochinha, usou a tribuna e lembrou que todas as escolas da rede municipal de ensino têm sistema de refrigeração.

“As escolas municipais têm ar condicionado, mas as estaduais sofrem com isso mesmo. Ventiladores nesse período só espalham ar quente. A gente sabe disso, estudei no Irineu Bornhausen, no bairro São Luiz, tenho amigos e familiares lá e eles sofrem com esse problema realmente”, reforçou.

O Presidente da Câmara, Rafinha Enfermeiro, afirmou que vai usar da boa relação com o Governo do Estado para tentar solucionar os problemas que aparecem na casa relacionados à gestão estadual e este é um deles.

“Temos o André Fernandes, que é um servidor da Casa Civil, nosso parceiro, que temos que usar, aproveitar que ele está lá no coração da administração para fazer chegar estes pedidos. É realmente um período de muito calor e precisamos dar conforto aos trabalhadores das escolas e aos alunos, pois qualidade de ensino não é só o que está nos livros e o que é passado no quadro, tem muita questão envolvida para uma boa educação, como é nossa, na cidade e no estado”, concluiu o presidente.

Antiga sede dos bombeiros também na pauta

O presidente Rafinha esteve em Florianópolis nesta terça-feira, dia 25, e já aproveitou para falar sobre o assunto do calor nas escolas e também sobre a antiga sede do Corpo de Bombeiros, no bairro São Luiz, que está se deteriorando.

“Trouxemos os pedidos levantados na casa na sessão. O vereador Donisete Gubert nos lembrou desta questão, soubemos que a Prefeitura quer o espaço para uso do setor de Indústria e Comércio, então vamos tentar de alguma forma intermediar e ajudar a encontrar a solução”, concluiu.