Os vereadores da Câmara Municipal de Sombrio aprovaram na sessão da noite desta segunda-feira, dia 25, as contas do Poder Executivo Municipal, referentes ao ano de 2023, seguindo parecer técnico do Tribunal de Contas de Santa Catarina.

A aprovação teve sete votos, quatro vereadores votaram pela reprovação.
“Fiz meu parecer na Comissão de Orçamento e Finanças, pela reprovação, seguindo orientação do Ministério Público de Contas, que faz alertas com relação a algumas questões que precisam de atenção para os próximos anos”, comentou o vereador Donisete Gubert, vice presidente da COF, que votou pela reprovação.
“O Tribunal de Contas, com técnicos extremamente capacitados votaram pela aprovação. Temos que ficar atentos sempre, observar as ressalvas, mas está aqui, tudo dentro do que deve ser feito. A diferença apresentada deve ser observada com relação a arrecadação do município, que caiu, de acordo com o esperado, no ano de 2023. Por isso voto pela aprovação, como os técnicos do TC-SC orientaram muito bem”, disse o vereador Jonas D’Ávila.
“Precisamos fiscalizar, não podemos deixar passar as questões nos apresentadas. Mas não podemos gastar mais do que arrecadamos. Pelo que li, estudei, observei e com plena tranquilidade voto pela reprovação das contas”, argumentou o vereador Dion Elias.
O presidente da Câmara, vereador Rafinha Enfermeiro, apresentou o currículo do relator que aprovou as contas da Prefeitura no Tribunal de Contas do estado.
“Se as observações feitas fossem questões graves, certamente seria um pedido pela reprovação. Então é preciso também que se tenha esse olhar de fiscalização, mas acompanho os votos pela aprovação e celebrando a austeridade da gestão municipal assim como deve ser, sempre”, concluiu o presidente.