No início da tarde de domingo, 27 de outubro, uma equipe da Polícia Militar foi chamada para atender a um crime de furto em andamento no bairro Mato Alto, em Araranguá. Três homens, que estavam em um GM/Celta branco, foram flagrados arrombando uma Toyota Hilux com o uso de ferramentas e aparelhos tecnológicos.

Quando a polícia chegou, encontrou os suspeitos usando um equipamento de clonagem para acessar o sistema do veículo. Ao perceberem a presença dos policiais, um dos homens, de 32 anos, tentou se desfazer do dispositivo, jogando-o embaixo da Toyota Hilux, enquanto os outros dois suspeitos arremessaram o restante das ferramentas e aparelhos embaixo do Celta.

Segundo as autoridades, o GM/Celta branco já havia sido identificado em outras imagens de câmeras de segurança da cidade, ligando o veículo a outros furtos recentes na região. Em uma dessas gravações, um dos suspeitos aparece usando o mesmo boné que vestia no momento da prisão.

Após serem detidos, os homens, com idades de 32, 27 e 18 anos, tiveram seus direitos lidos e foram levados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil, onde ficaram à disposição do delegado de plantão.