Encontro tinha como missão principal trazer as potencialidades do patrimônio cultural do território do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, evidenciando Timbé do Sul.
Na última semana, o trade turístico do município e membros do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) foram convidados, pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo, a participar de um encontro na Câmara Municipal de Vereadores de Timbé do Sul. “Estamos felizes e otimistas com o rumo que o turismo local vem tomando. Timbé do Sul é um corredor com grande potencial e preparar todos os envolvidos é de extrema importância”, relatou o prefeito anfitrião, Roberto Biava.
No encontro, o coordenador de cultura do Geoparque, Mikael Miziescki realizou uma apresentação com o tema O Patrimônio Cultural do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. “Esta noite tentamos trazer a todos um pouco das potencialidades do patrimônio cultural do território Caminhos dos Cânions do Sul, evidenciando Timbé do Sul nesta lógica. Passeamos pelos patrimônios em suas esferas científicas, históricas, culturais e artísticas afim de valorizar a materialidade a imaterialidade do povo gaúcho-catarinense. Falamos sobre o tropeirismo, imigração europeia, cultura gaúcha, povos originários, paleotócas, gastronomia, arquitetura rural e arte. As manifestações culturais do território são fascinantes e precisam ser valorizadas”, destacou Mikael.
Nos últimos meses o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul tem executado, em todos os municípios que compreendem o território, diversas palestras que atualiza informações a respeito da chancela e ações ocorridas, além de capacitações a comunidade e trade turístico. “Serão diversas palestras ao longo dos meses direcionada ao trade turístico e a comunidade como num todo, afim de levar maiores informações na parte geológica, turística, cultural e histórica do território”, explicou o diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano.
A Secretaria Municipal de Turismo recebe e se prepara com informações, capacitações e material para atender cada vez mais e melhor a população. “Encontros como estes são superprodutivos. Além do aprendizado que nos é repassado, somamos os destaques culturais e os patrimônios do município juntamente com os de todo território do Geoparque. Assim nossa cultura é valorizada, como os costumes e patrimônios locais. De uma forma geral, podemos utilizar esse aperfeiçoamento em nossas atividades aqui em Timbé do Sul”, frisou o agente de Turismo da Prefeitura Municipal, Marcelo Biava Silva.
Fotos: Secretaria de Turismo de Timbé do Sul
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul
Giorgia Daniel – SC 3523 JP

