Encontro discutiu caminhos a serem traçados a crianças e adolescentes, para então serem levadas propostas a Conferência Estadual, em 2023.

Na tarde de terça-feira, dia 11, se reuniram no Salão Paroquial de Timbé dos Sul membros da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Conselho Municipal dos Direitos da criança e adolescente e convidados.

A 12ª Conferência Municipal tinha como tema a situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempos de pandemia pela Covid-19. Nela foram tratadas as violações e vulnerabilidades, de crianças e adolescentes, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral com respeito a diversidade.

Dentre as perspectivas estavam os avanços e desafios nos 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, caminho que queremos que sigam e impacto da Covid-19 na proteção do direito de crianças e adolescentes.

Após apresentações e leitura do regulamento das conferências, o doutor em direito, mestrado em serviço social e professor na UNESC, Ismael Francisco de Souza explicou sobre os desafios, ações para garantir o plano de acesso das crianças e adolescentes às políticas sociais durante a pandemia, dificuldades vivenciadas na rede para enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, no contexto pandêmico. Também foram explanados os cinco eixos a serem discutidos pelos grupos e situação das crianças e adolescentes após dois anos afastados do cotidiano devido a pandemia mundial. “Precisamos fortalecer as famílias, reeducação do ambiente familiar e conselho. Prevemos para que estas crianças e adolescentes consigam reaver o tempo perdido com, aproximadamente, quatro anos de atividades como convívio e educação presencial. Há a dificuldade em repasse do orçamento público. Então precisa-se buscar parcerias com repasses privados e projetos particulares como de bancos que contribuem para esta área”, explicou o doutor.

Os presentes se reuniram em cinco grupos para sugerirem propostas conforme o tema de cada eixo. Após o lanche servido pela Secretaria e CRAS, as crianças e adolescentes leram para todos os presentes, sugestões a serem levadas à Conferência Estadual. Representarão Timbé do Sul a adolescente Lara Neto, a psicóloga do CRAS, Gigliola O. Cirimbelli e a presidente do CMDCA, Arlete da Rocha Pacheco. “A conferência superou nossas expectativas, alcançando expressiva participação dos adolescentes. Atingimos nosso objetivo principal, dando voz a eles. A Lara irá representá-los e mostrou força para lutar pelas crianças e adolescentes do nosso município. Os participantes exporão as reivindicações e visão da atual realidade de seus direitos e garantias”, declarou a presidente.

A Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente acontecerá em Florianópolis dia 20 de maio de 2023.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul
Giorgia Daniel – SC 3523 JP