O deputado estadual Tiago Zilli participa nesta semana da Missão Internacional Barcelona 2025, representando a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em uma agenda voltada à inovação, sustentabilidade e gestão urbana. A iniciativa é promovida pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos (Fepese) e reúne 67 lideranças brasileiras entre prefeitos, parlamentares, empresários e gestores públicos.

A programação tem como foco o intercâmbio de experiências e boas práticas em uma das cidades mais inovadoras do mundo. Nesta segunda-feira (3), a comitiva realizou visitas oficiais ao Consulado-Geral do Brasil em Barcelona e à Barcelona de Serveis Municipals (BSM), responsável pela operação de equipamentos e serviços urbanos na cidade.
Durante os encontros, os participantes conheceram projetos voltados à sustentabilidade, mobilidade e requalificação urbana, como o processo de revitalização do Port Olímpic. “Participar dessa missão é uma grande oportunidade de ampliar horizontes e trazer novas ideias para Santa Catarina. O que vemos aqui é um exemplo de planejamento, eficiência e inovação, que pode inspirar políticas públicas no nosso Estado e principalmente na região Sul”, destacou o deputado Tiago Zilli.

Zilli avalia de forma positiva o intercâmbio internacional e ressalta que o Sul catarinense tem potencial para atrair investimentos e parcerias, especialmente em setores ligados à tecnologia, turismo e qualidade de vida.
“Tenho aproveitado cada agenda para mostrar o que o Sul de Santa Catarina tem de melhor — o nosso potencial econômico, as belezas naturais e a qualidade de vida que tornam nossa região única. É um orgulho representar essa terra e mostrar ao mundo as oportunidades que temos para crescer de forma sustentável”, completou o parlamentar.

A Missão Internacional Barcelona 2025 segue até o dia 8 de novembro, com uma programação intensa que inclui visitas técnicas, reuniões institucionais e participação no Smart City Expo World Congress, o maior evento global sobre cidades inteligentes, reunindo mais de 25 mil participantes de 130 países.


