O município de Sombrio foi sede, na última terça-feira, dia 27, de uma capacitação para agricultores sobre legislação aplicada ao transporte agrícola, realizada na Câmara de Vereadores. A atividade faz parte de uma série de ações promovidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Santa Catarina – Senar e pelo Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – Sest/Senat.

Durante o encontro, produtores locais tiveram acesso a informações fundamentais sobre a resolução 1.017/24 do Contran, que estabelece parâmetros para o trânsito de máquinas agrícolas em vias públicas. O objetivo é ampliar a segurança e evitar acidentes, além de orientar os agricultores sobre direitos, deveres e limites legais.

Já na quarta-feira, dia 28, os trabalhos continuam com foco em outro tema: o cultivo da mandioca e do aipim. Agricultores e alunos do IFC de Santa Rosa do Sul participaram de uma manhã de aprendizado com a Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, que abordou desde o preparo do solo, plantio e manejo, até a colheita manual e mecanizada, melhoramento genético, destino para fécula ou consumo e comercialização das variedades. À tarde, os participantes vivenciaram aulas práticas em campo.

A programação seguiu na quinta-feira, dia 29, com o manejo da pitaya, também com atividades teóricas e práticas. Serão tratados temas como controle de pragas e doenças, tecnologia de produção, além de políticas públicas estaduais e federais que fortalecem a agricultura familiar.
“A atividade rural é uma das grandes forças da economia de Sombrio. São famílias inteiras que vivem do campo, cuidando da terra com dedicação e enfrentando os desafios diários da produção agrícola. Por isso, é fundamental que nossos agricultores tenham acesso a formações como essa, que garantem mais segurança, conhecimento técnico e orientação sobre as normas legais. A parceria com instituições como o Senar e o Sest/Senat mostra que, quando unimos forças, conseguimos levar mais qualidade de vida ao homem e à mulher do campo e fortalecer ainda mais o desenvolvimento do nosso município.”, destacou a prefeita Gislaine Cunha.