Um encontro de professores, gestores e diretores de escolas na noite da última segunda-feira, dia 26, na Escola Nair Alves Bratti, levou aos docentes aulas de Libras, num curso em parceria com Uninter, ministrado pela professora Ana Paula Jeremias e pelo professor Ramon Cunha e a professora da Unesc, Carla Colonetti.

O evento foi realizado no Dia Nacional do Surdo e teve a inclusão como principal tema, para que todos na escola saibam como lidar e conversar com as crianças e adolescentes com esta deficiência e que precisam de uma forma especial de comunicação.

“A educação é uma ferramenta importante na transformação do Mundo e para isso precisamos transformar as pessoas, fazer com que nossos professores estejam também prontos para a inclusão, para tratar todos de maneira igualitária sempre pensando numa convivência harmoniosa no ambiente escolar”, comentou a secretária Municipal de Educação, Rita de Cássia.

A Língua Brasileira de Sinais é reconhecida como forma legal de comunicação desde Abril de 2022, também conhecida como língua gestual e utiliza-se de gestos e sinais em substituição à língua que todos nós bem conhecemos em nossas comunicações: a língua de sons ou oral.

“Sombrio trabalha na educação com a inclusão e capacita seus professores para que cada vez mais tenhamos facilidade na comunicação e no aprendizado de nossos alunos. No último dia 7 de Setembro a gente viu uma turma de segundo ano da escola Nair Alves Bratti interpretando o Hino Nacional em Libras, com alunos surdos e não surdos juntos, mostrando essa inclusão necessária para que todos cresçam em ambientes saudáveis e de respeitos uns aos outros”, reforçou a prefeita Gislaine Cunha.