Na manhã desta sexta-feira, dia 15, a Prefeita Gislaine Cunha de Sombrio entregou oficialmente à comunidade do bairro Retiro a reforma da Escola de Ensino Básico Municipal Antônio Stuart, com investimento de R$ 667.768,97.

A obra contemplou diversas ações, tais como a pintura geral interna e externa, novo revestimento cerâmico, calçadas e áreas externas com grama natural e sintética, implantação de espaço de lazer, melhorias na quadra poliesportiva, novas portas, janelas e divisórias, isolamento acústico, troca completa do telhado, reforma dos banheiros, ampliação e modernização da cozinha, além de parquinhos interno e externo e a revitalização da pracinha ao lado da escola, que recebeu paisagismo, iluminação e bancos.

A entrega contou com a presença da prefeita Gislaine Cunha, do vice-prefeito Jeriel Isoppo, secretários municipais, vereadores, procurador jurídico do município, servidores, direção e professores da escola, representantes da comunidade e imprensa, além do corpo escolar.

A secretária municipal de Educação, Rita de Cássia Costa, afirmou que “investir na infraestrutura escolar é investir no aprendizado, no conforto e na segurança dos nossos estudantes e profissionais. Esta é uma entrega que reforça nosso compromisso com a qualidade da educação pública.”
Já a prefeita Gislaine enfatizou que “A Antônio Stuart carrega a memória e a força de gerações. Hoje entregamos um espaço moderno e acolhedor, preservando a história e preparando o caminho para os próximos 100 anos de educação nesta comunidade.”

Após os discursos, houve o descerramento da placa inaugural e a visita às novas instalações e à exposição dos trabalhos realizados pelos alunos na Semana da Astronomia, que foi promovida pela escola.
Mais de um século de história
Fundada em 1922 como escola particular, a Antônio Stuart tornou-se pública em 1925 e, por décadas, funcionou anexa à capela local. Em 1965, passou a se chamar Escola Ibrantina Antunes Neves, tendo a primeira sala construída onde hoje está a praça em frente à instituição. Em 1997, recebeu o nome atual e, em 2016, ganhou nova estrutura física com salas, anexos e quadra coberta.
Com 103 anos recém completados, a escola é mais antiga que o próprio município e já enfrentou tempos desafiadores, quando não havia luz elétrica ou gás e a merenda era preparada no fogo de chão. Hoje, atende 229 alunos do Pré-Escolar ao 9º ano, com uma equipe de 35 profissionais, oferecendo também oficinas pedagógicas e esportivas, todas com alimentação inclusa. Ao todo, 16 comunidades são atendidas, incluindo bairros de Sombrio e de municípios vizinhos.

