A administração de Timbé do Sul, quando entrou, tinha vários objetivos e um deles era a estruturação da saúde municipal.
Não só pela conquista do Hospital Santo Antônio hoje possuir atendimento 24 horas, mas a própria Secretaria Municipal de Saúde de ter profissionais da saúde nas áreas mais procuradas.
Ao todo a Secretaria de Saúde conta com 70 colaboradores. Hoje são seis médicos que atuam pelo município: Gabriela Savi no ESF São Luiz, Marcelo N. Viana no ESF Cohab, João Paulo Faria (pneumologista), Roberto Gallo (obstetra), Barbara Titoni (cirurgiã dermatógica) e Rodrigo Batista Souza, que atuam na Unidade Básica de Saúde Central. Dentre os atendimentos, as enfermeiras Daniela Arcaro (responsável técnica e coordenadora da Atenção Básica), Mellani Dunke e Lygia Gonçalves da Rocha. Conforme dados da Secretaria são realizados 1800 atendimentos mensais.
As dentistas Maria Eloisa Polli e Graciana Búrigo realizam a média de 160 atendimentos mensais. Dentre as especialidades de fisioterapia (230 atendimentos mensais), nutricionista (40 atendimentos mensais), psicóloga (100 atendimentos mensais), psiquiatra (35 atendimentos mensais).
É feito o transporte de 380 pacientes por mês, em média, para realização de exames e consultas a cidades vizinhas como também Florianópolis, Blumenau, Porto Alegre/RS, dentre outras. “Não medimos esforços para dar o melhor atendimento aos nossos munícipes. Queremos fazer o diferencial na vida destas pessoas”, destacou o secretário de Saúde de Timbé do Sul, Vilmar Maffiolette.
Dentre os ESFs e Unidade Básica de Saúde, no Centro, são liberados, através do Sistema Único de Saúde-SUS por ortopedista, cardiologista, oftalmologista e exames como mamografia, ultrassom, e tomografia, média de 80 procedimentos. No laboratório são liberados, mensalmente, 6000 exames somente em Timbé do Sul.
A Unidade Básica de Saúde, localizada na Rua Pedro Panatta, no Centro, também conta com sala de vacina, farmácia, eletrocardiograma (média de 50 por mês) e teledermatologia. “Ter todos esses profissionais atuando em nosso município prol da população é uma grande conquista. Não medimos esforços para que nosso município seja referência em saúde, educação, dentre outras prioridades”, frisou o prefeito de Timbé do Sul e presidente da AMESC, Roberto Biava.
Dúvidas sobre atendimentos na área da saúde em Timbé do Sul podem ser conseguidas nos ESFs e/ou Secretaria Municipal de Saúde pelo (48) 3536-1400.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul
Giorgia Daniel – SC 3523 JP