Mamães de bebês, gestantes, agentes de saúde, participaram em grande número da capacitação realizada no bairro São José, na tarde de ontem, sobre amamentação, sua importância na saúde e no desenvolvimento das crianças e da Lei 2623/21, a “Lei do Engasgo”, proposta pelo vereador Jonas D’ávila, aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores de Sombrio e sansiocionada pela Prefeitura de Sombrio em 2021.
A lei torna obrigatórias ações de orientação de como evitar que os bebês se engasgem e como proceder, caso aconteça o afogamento com o leite materno, ou vômito após amamentação, ou qualquer outro objeto.
O projeto é coordenado pela enfermeira Marcela Caetano e contou com mais de 50 mulheres que por mais de uma hora estiveram atentas a todas as orientações dadas pelos profissionais presentes.
“Um governo municipal não vive só de obras, que são muitas em Sombrio, mas também de cuidados com as pessoas e hoje realizamos mais uma ação neste sentido. A saúde, o social, a educação, a cultura, o esporte, estas pastas têm essa função especial, de fazer pelo cidadão diretamente e um evento assim, com esse grande número de mulheres, com a orientação do Corpo de Bombeiros, mostra que é um trabalho muito bem feito e com real preocupação de fazer o bem ao Sombriense”, comentou a prefeita Gislaine Cunha.