Superando os 100%, o município é o líder em vacinação no extremo sul catarinense e o 11º em todo o estado.
Se municípios do Brasil inteiro estão enfrentado problemas para fazer com que suas crianças sejam imunizadas contra a poliomielite, Santa Rosa do Sul está dando exemplo e já superou até mesmo 100% dos números indicados pelo Ministério da Saúde. Com estratégias criativas e muita dedicação por parte das profissionais, o município é o primeiro do extremo sul catarinense e também fica entre os primeiros em todo o estado.
Quando se trata de campanha de vacinação contra a Pólio, Santa Rosa do Sul já chegou a mais de 114% de suas crianças imunizadas, liderando o ranking na região da Amesc. “Enfrentamos essa resistência à vacinação utilizando o lúdico para nos aproximar das crianças e dos pais, de forma que compreendessem a importância de tomar a vacina”, explica a secretária de Saúde, Fernanda Mattioli Casagrande. Em Santa Catarina, Santa Rosa do Sul ocupa o 11º lugar no ranking de vacinação.
Segundo a secretária, uma enfermeira fantasiada de princesa fez visita a cada uma das creches do município e no dia D da vacinação, todas as profissionais trabalharam com fantasias. Além disso, algodão-doce e cama elástica foram disponibilizados para as crianças. Em um único dia, vacinamos quase 200 crianças de até cinco anos de idade”, comemora a secretária.
Mesmo tendo superado a meta, a secretaria de Saúde segue mantendo a sala de vacinação aberta até as 21h, às quintas-feiras.