Um projeto que reúne uma mistura de lúdico e realidade está envolvendo crianças da rede municipal de ensino de Jacinto Machado e tentando recriar uma cultura de leitura. Utilizando fantasias de personagens infantis, professoras estão atraindo a atenção dos alunos para o encantamento da literatura.
A contação de história como aliada à prática de leitura. Este é o nome do projeto desenvolvido pela professora Marksa Beterli da Silva Molgaro junto às crianças do Ensino Fundamental de Jacinto Machado. “É um lindo projeto, prontamente aceito pelas crianças, que ficam encantados com o modo como as histórias vão se desenvolvendo, como se elas mesmas estivessem dentro do livro. Não temos dúvidas de que muitos alunos entenderão e carregarão consigo o amor pela leitura”, conta Cleonice Fontana Possamai, secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte.
O projeto é mais uma ação vinculada à secretaria de Educação que busca qualificar os resultados do ensino público municipal. “É imprescindível lembrar que a literatura sempre foi uma forte aliada na construção de identidade. Através dela o aluno se conecta com a sua essência e se espelha em situações e resoluções de problemas que em muitos momentos se assemelham com a própria realidade”, declara Marksa, responsável pelo projeto.