A Rede Municipal de Educação de Sombrio promoveu, na última sexta-feira, 6, no Tênis Clube, um seminário voltado a profissionais da educação. O encontro reuniu educadores, pedagogos, gestores e técnicos da rede, como parte das ações de preparação para o início do ano letivo de 2026.

O seminário contou com palestras de especialistas em áreas diversas, como o jornalista João Carlos de Oliveira que falou sobre saúde mental, trazendo reflexões sobre bem-estar e cuidado emocional no contexto escolar; o médico Dr. Felipe de Matos Muller, abordando a educação básica na era da inteligência artificial, discutindo mediação, tecnologia e formação cognitiva. À tarde, a programação seguiu com a participação de Lisandra Graelt, representante da Associação de Apoio e Desenvolvimento Integral da Pessoa com Deficiência – AADPED, com um tema voltado à educação especial, e a pedagoga Andressa Cechinel, da APAE, também abordando aspectos da educação inclusiva.

A prefeita Gislaine Cunha ressaltou a importância do encontro: “Este seminário que realizamos todos os anos é um momento valioso de formação e reflexão para nossa equipe de educação, reunindo temas que dialogam com os desafios e as oportunidades do ensino atual. Além de preparar nossas escolas para o início das aulas, reforça o compromisso da administração municipal com a qualidade da educação e com o cuidado integral de nossas crianças e jovens.”

Além do seminário para a rede municipal, Sombrio foi polo de formação para pedagogos do 1º ao 5º ano dos municípios de Jacinto Machado, Balneário Gaivota e Santa Rosa do Sul, como parte do programa Alfabetiza SC, nos dias 5 e 6. O programa é uma iniciativa que integra a política estadual e nacional de formação continuada e apoio às práticas de alfabetização e reforça o compromisso com a aprendizagem dos anos iniciais do ensino fundamental.

O ano letivo em Sombrio iniciou em 3 de fevereiro nos Centros de Educação Infantil – CEIs para os pequenos de 0 a 3 anos e, hoje, 9, para os os alunos da pré escola. No dia 18 de fevereiro, os alunos do ensino fundamental retornam às salas de aula. Ao todo, cerca de 4 mil estudantes estão matriculados nas escolas e CEIs da rede municipal de Sombrio neste ano.