A recém-inaugurada fábrica de rações Pet Foods da Cooperja, localizada em Praia Grande, já opera a todo vapor, com capacidade para produzir até seis toneladas de ração por hora. Sua principal atividade é a fabricação de rações extrusadas para cães, gatos e peixes, utilizando máquinas de última geração e sistemas totalmente automatizados, o que garante segurança, eficiência e agilidade nos processos produtivos.

ARROZ NA COMPOSIÇÃO
As rações produzidas na nova unidade fabril têm o arroz como uma das principais matérias-primas na composição das fórmulas. É um ingrediente nobre para rações de animais, pois é fonte de energia, minerais, vitaminas, e tem características desejáveis como a alta digestibilidade. A maior digestibilidade da ração proporciona maior conversão alimentar, ou seja, maior desenvolvimento do animal comparado ao consumo de uma ração que não utilize o arroz, por exemplo.

De acordo com o gerente da fábrica, Evandro Daniel, a Cooperja dispõe de uma estrutura moderna e competitiva, com produtos de alta qualidade e ótimo custo-benefício. “Nossa linha de entrada teve uma aceitação muito positiva em comparação com outras marcas. Como utilizamos o arroz como ingrediente principal — substituindo o milho — conseguimos oferecer uma ração com maior palatabilidade e melhor digestibilidade para os animais”, explica Daniel.

NUTRIPEIXE NA PISCICULTURA
Além da linha voltada para cães e gatos, uma das novidades em que a Cooperativa está investindo é a produção de rações para peixes, dentro do portfólio da marca Dom Joaquim. Cooperados e clientes já estão adquirindo o produto para uso na piscicultura e aprovando os resultados.

O cooperado Davi Acordi, de Ermo, que atua no ramo da piscicultura, destaca a qualidade da nova ração. Segundo ele, o produto oferece a confiança e o padrão de excelência que ele já associa à marca da Cooperativa.
“Estamos percebendo que a qualidade da ração é muito boa e que os peixes não sentiram a mudança. Eles continuam se alimentando normalmente, sem redução no consumo. Queremos apoiar a Cooperja nesse novo desafio com a ração e crescer junto com a Cooperativa nesse novo negócio. Estamos à disposição para avaliar os resultados e repassar todas as informações necessárias à equipe responsável, caso seja preciso reformular ou ajustar algo”, comenta Acordi.

Segundo presidente Vanir Zanatta a Cooperja sempre incentiva a diversificação das atividades nas propriedades, fortalecendo assim o desenvolvimento regional. “A entrada no segmento de rações para peixes é mais um passo nesse caminho, unindo inovação, qualidade e parceria. Contamos com o apoio dos nossos cooperados para aprimorar cada vez mais esse produto e consolidar a marca Dom Joaquim também na piscicultura. Juntos, seguimos construindo uma Cooperja cada vez mais forte e preparada para os desafios do futuro.”

As rações já estão disponíveis em todas as lojas agropecuárias da Cooperja e também em lojas parceiras que comercializam a marca Dom Joaquim, tradicional no fornecimento de rações para animais de grande porte.

Ainda neste ano, o portfólio da Cooperja será ampliado com o lançamento da linha Doodle, que passará a integrar as marcas da empresa no segmento Pet Foods.