Agilidade e confiança, que gera credibilidade. Assim estão sendo vistos os processos de regularização fundiário realizados em Santa Rosa do Sul desde o início da atual gestão, quando o prefeito Almides Roberg da Rosa escalou uma comissão de profissionais para fazer funcionar o Reurb no município. Na última sexta-feira, dia 4, mais 43 matrículas de imóveis foram entregues, se aproximando de 500 concluídas em menos de dois anos.
Problemas dos mais variados era o que encontravam os proprietários de imóveis quando tentavam a sua regularização, em Santa Rosa do Sul. Atrasos e entraves que resultavam em moradores desacreditados e empresas que intermediavam os processos com pouca credibilidade. “Em 2020, antes mesmo de assumir, o prefeito Almides me procurou e disse que tinha um problema que precisa ser solucionado: o Reurb. Os processos precisavam andar e os imóveis precisavam ser regularizados”, contou o presidente da comissão criada para organizar o Reurb, Paulo Martins, em cerimônia de entrega de matrículas realizado na última sexta, no auditório da prefeitura.
Desde a criação da comissão, formada por representantes do executivo municipal, das empresas consultoras e apoio do cartório de registro de imóveis, já foram entregues 466 matrículas, sendo que a meta é chegar a 700 até o final de 2022. “O que constatamos é que a média de tempo dos processos está sendo de cinco meses, algo que levava anos e ainda não havia qualquer garantia de conclusão. Além disso, a valorização dos imóveis e a credibilidade das empresas que atuam no Reurb é algo que nos deixa imensamente satisfeitos”, declarou o prefeito.
No encontro, foram entregues 43 novas matrículas e anunciadas outras dezenas que já estão na última etapa do processo, junto ao cartório. “E ainda temos mais algumas centenas tramitando na prefeitura, o que beneficia aos proprietários e também ao município”, ratificou Almides.
Autoridades municipais, proprietários e representantes da empresa Raupp Topografia, responsável pelas matrículas entregues, participaram da solenidade.