O Protocolo catarinense de acolhimento com classificação de risco – PCACR, é um instrumento qualificado, com fundamentação cientifica atualizada, que contribui para o acesso qualificado do paciente e prioriza o atendimento por ordem de gravidade.

A Secretaria de Saúde de Balneário Gaivota deu início nesta segunda-feira, 04 de dezembro, ao PCACR, no Pronto Atendimento. Com isso, Balneário Gaivota passa a ser o segundo município a implantar o Protocolo de classificação de risco em Santa Catarina.

Este protocolo é composto por fluxogramas clínicos, cirúrgicos, odontólogos, pediátricos e obstétricos, que surge como ferramenta essencial para apoiar enfermeiros na classificação de risco. “Essa implantação ocorre através da adesão do município junto a Secretaria do Estado de Saúde de Santa Catarina (SES/SC), e após curso teórico de 40h e capacitação prática com técnicos do estado, que estiveram no pronto atendimento nesta segunda-feira, dia 04. dando início a implantação. Os técnicos foram acompanhados pela enfermeira responsável técnica Tayane Borges”, destaca a secretária de Saúde, Onice Lacerda.