A “Operação Golfinho” 2026, (Programa Golfinho) do Corpo de Bombeiros Militar de SC teve sua primeira formatura na região do extremo-sul catarinense, na manhã deste domingo (11), com atividades de prevenção de acidentes aquáticos, orientação sobre cores das bandeiras e noções sobre os perigos do mar.

A iniciativa envolveu dezenas de crianças de 7 a 11 anos. O programa começou às 8h30 e concluiu com o banho de mangueira pelo caminhão de combate do CBMSC de Sombrio.

O programa foca em segurança, leitura de bandeiras e identificação de locais seguros para banho.

No ato da formatura esteve presente o Sargento da reserva Ausenir da Silveira, que foi comandante em várias operações veraneio no Balneário Gaivota e é pai do Major Henrique Piovesan da Silveira, comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Criciúma.

A próxima etapa do Programa Golfinho em Balneário Gaivota será no dia 25 de janeiro, na Lagoa Cortada. As vagas são limitadas e inscrições podem ser feitas nos locais ou postos de guarda-vidas.

O Programa
Criado em 1998, o Programa Golfinho vem, há mais de duas décadas, inspirando e formando gerações de crianças para a prevenção de acidentes em ambientes aquáticos. Gratuito e voltado a crianças de 7 a 11 anos, o programa, desde a temporada 2020/2021, passou a ser realizado também em cidades do interior do Estado, além das praias que integram a Operação Estação Verão, entre os meses de dezembro e março. Atualmente, todos os batalhões do CBMSC executam o programa em Santa Catarina. No ano passado, 10.268 crianças passaram pelo programa e a expectativa para 2026 é aumentar esse número.