Foi no mês de aniversário de Jacinto Machado, em 2020, que a população precisou se despedir da centenária figueira que era o ponto central da praça capitão Jorge Tramontim, no Centro do município. Naquela oportunidade, uma forte ventania que deixou estragos em várias comunidades, também derrubou a árvore, que já se encontrava prejudicada. Nesta quarta-feira, 31, quase dois anos depois, o ponto voltou a contar com uma figueira, transplantada de outro ponto para ganhar lugar de destaque na renovada praça.

Rua coberta, igreja matriz, museu, concha acústica… Passando por obras de reforma que estão transformando o ambiente, a praça capitão Jorge Tramontim, o centro está ganhando uma cara nova, aliando o moderno ao tradicional.

E, na tarde desta quarta, como forma de lembrar e homenagear toda a história e tradição do município, a praça passou a contar com uma nova figueira em seu principal ponto, onde antes ficava a árvore centenária derrubada em 2020. “Aquela figueira era um símbolo para a população de Jacinto Machado e sua queda foi impactante para todos. Agora, temos a oportunidade de reformar o local e proporcionar uma espécie de renascimento, com o replantio desta nova figueira”, declara o prefeito, que acompanhou o transplante da árvore acompanhado dos secretários municipais de Administração, Ana Belettini e de Turismo, Luan Antonelli.

Após o replantio da nova figueira, trazida de outro ponto da cidade, seguem os cuidados para que ela esteja em total condições de ser um dos atrativos na decoração do Natal Encantado de Jacinto Machado.