Prefeito Elisandro comunicou a imprensa, durante coletiva nesta quinta-feira, dia 26, que o governo do município irá estudar legislação para normatizar os voos
O Prefeito de Praia Grande, Elisandro “Fanica” Machado, anunciou nesta quinta-feira, 26, durante coletiva de imprensa, novos moldes para a prática de balonismo no município. A fim de trazer conforto e segurança para os turistas, o governo irá estudar um Projeto de Lei para normatizar e fiscalizar os voos de balão, principal atração turística em atividade.
“Essa medida é uma resposta imediata da prefeitura diante da ocorrência de ontem, e que lamentamos muito. Não queremos que isso ocorra novamente e para isso montamos um comitê. Vamos elaborar um plano a longo prazo em parceria com o Sebrae, com a Câmara de Vereadores, Conselho de Turismo, empresas operadoras e agências que prestam esse serviço, estabelecendo normas e regras, que garantam ainda mais segurança, para que Praia Grande continue sendo destaque turístico nacional e internacional”, assegurou o prefeito.
Em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), a procuradoria jurídica do município irá estudar um PL com objetivo de regulamentar a atividade turística e implantar algumas normas. Entre elas, a necessidade de uma inscrição municipal para a atividade, a indicação prévia de áreas para decolagem, sobrevoo e pouso, além de um requerimento prévio que autoriza a atividade do balonismo.
“Vamos estudar muito bem este projeto para que tenhamos o resultado esperado por todos. É uma legislação complexa, não é usual, mas é possível. Com certeza conseguiremos atingir o objetivo que é a segurança dos usuários, trabalhadores e munícipes, e para que o nosso município continue na vitrine do turismo”, explicou o procurador jurídico da prefeitura, André Barreto.
O Secretário Municipal de Turismo, Jorge Scandolara, destacou a importância do balonismo para a economia do município e o que se pretende buscar aprimorar e melhorar a segurança dessa atividade a partir de agora. “Já nos próximos dias vamos intensificar a fiscalização com base na lei geral de turismo que regulamenta a atividade turística do município e com base no Sistema de Gestão de Segurança”, afirmou.
INVESTIGAÇÃO
A Prefeitura, em parceria com a Confederação Brasileira de Balonismo (CBB), está colaborando de forma expressiva com as autoridades policiais que investigam o caso.
O governo municipal também está apurando todas as possíveis causas do acidente, bem como de todos os protocolos de segurança utilizados pela empresa Voe nos Canyons, responsável pela prestação do serviço.
A administração do município reforça que colabora com as investigações para que todos os responsáveis pelo acidente sejam devidamente identificados, reiterando que o processo segue em sigilo de justiça até que todas as perícias sejam concluídas.
BOLETIM MÉDICO
Os envolvidos no acidente, o condutor e os passageiros receberam o socorro imediato do corpo de bombeiros e foram encaminhados, primeiramente, ao Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande e, posteriormente, transferidos para o Hospital Regional de Araranguá, onde receberam o atendimento necessário. O último boletim médico, divulgado às 15h para a equipe da gestão municipal, informou que os pacientes estão conscientes e estáveis e passarão por procedimentos cirúrgicos ortopédicos, e encontram-se todos fora de risco.
DADOS
Ressaltamos ainda que a prática de balonismo na cidade de Praia Grande é realizada desde 2017. São mais de 15 mil voos feitos com total segurança. O balonismo se tornou um dos maiores atrativos turísticos da região Sul de Santa Catarina, além de ser uma das principais fontes de renda de centenas de famílias.