930 candidatos em Santa Catarina

Não é só na disputa pelo governo estadual que as opções se multiplicaram em relação a eleições anteriores. O fim do prazo para registro de candidaturas, na segunda-feira, consolidou um quadro que gerava expectativa e se confirmou: teremos mais candidatos a deputado estadual e deputado federal nas eleições deste ano, dia 02 de outubro. A expectativa tinha como base o fim das coligações nas eleições proporcionais, que obriga os partidos a lançarem chapas mais robustas para terem chance de eleger parlamentares. Em Santa Catarina, foram registradas 304 candidaturas à Câmara dos Deputados, onde tem vagas para 16 e 605 à Assembleia Legislativa, onde são eleitos 40. Temos 10 candidatos ao Governo e 11 candidatos ao senado, todos eles disputam uma vaga só. Na região temos vários candidatos a estaduais, esta semana vamos começar por estes.

Tiago Zilli

Foi o candidato que mais cedo começou sua pré-campanha, já foi vice-prefeito de Turvo com Ronaldo Carlessi, foi prefeito também. Empresário bem-sucedido, tem o apoio dos prefeitos e vários vereadores do MDB da região. Terá votos de pessoas sem partido e também de outros partidos. O MDB de Criciúma também está fechado com ele. Disputa a vaga que sempre foi de Manoel Mota no MDB. Semana passada fez reunião com associações comerciais em Sombrio e a noite com o candidato a Deputado Federal Vampiro em Garuva Nova.

Rodrigo Minotto

Natural de Forquilhinha onde reside, presidente estadual do PDT, disputa sua terceira eleição. Ficou do lado do Governador Carlos Moisés onde conseguiu os recursos para a tão sonhada pavimentação da Jacob Westrup, ligando Forquilhinha a Maracajá. Distribuiu emendas parlamentares para diversos municípios, tem votos em todo o estado. Deputado competente e atuante. Tem votos de vários partidos. Na eleição municipal de Forquilhinha emplacou o vice de seu partido e trouxe neste curto período mais de R$ 55 milhões de recursos para o município. Disputou a eleição municipal em Criciúma, não venceu, mas deu visibilidade. Já era hora de ter ido a Federal. Nesta quinta-feira (18), ele reúne a coordenação de campanha no município para traçar estratégias para a eleição.

Minotto também acredita muito no potencial da candidatura a Governador do ex-deputado Jorge Boeira.

José Milton

Filiado ao PP, agora progressistas, ex prefeito de Sombrio por dois mandatos. Disputa pela quarta vez a vaga de Deputado Estadual. Foi líder do Governo Moisés e o salvou de sua cassação, com isto teve notória aparição no Governo, o que o ajudou a trazer muitas obras para a região o que deverá ser o mais votado do partido. Era cotado para sair a Federal, mas preferiu continuar no estado. Na sexta feira esteve em Jacinto Machado com o candidato a Federal Comim onde reuniram as lideranças dos Progressistas.

Célio Elias

Ligado aos movimentos sindicais, é o homem mais respeitado pelos associados dos sindicatos de alimentação e temido por muitas empresas. Pois sua luta sempre foi em favor dos servidores. Vereador em Forquilhinha, é o atual presidente da Câmara, governou o município por uns dias na licença do atual prefeito. Já foi candidato a Deputado Federal e agora é a Estadual. Único candidato da região do PT na Amrec, tem votos em várias regiões e municípios, não só do Partido dos Trabalhadores, mas de outros simpatizantes. Inaugura neste domingo à noite em Forquilhinha seu comitê de campanha de Célio Elias e Lula. Com a presença do candidato a Governador Décio Lima, de Dario Berguer, Pedro Uczai, Constantino e outros.

 Melhores e piores

Nesta sexta feira tem um grande bingo em Jacinto Machado, promoção dos 45 anos da CDL. Segundo o presidente Fernando Darabas, serão mais de 11 mil reais em dinheiro e vale compras. Horário as 20h no salão paroquial, terá lanches e bebidas.

Sombrio e Gaivota perderam Valério Bratti, ex-vice-prefeito de Sombrio, no mandato do também saudoso Arlindo Cunha, pai da atual prefeita, Gislaine Cunha, de 1983 a 1988. Juntos eles construíram e inauguraram o prédio onde hoje funciona o Paço Municipal. 

Militantes de Bolsonaro, realizam neste sábado o segundo café e bandeiraço na praça com amigos do Bolsonaro. O Encontro será no centro da cidade de Forquilhinha próximo ao antigo semáforo.  Segundo os organizadores o evento inicia as 9hs e vai até o meio dia, e todos os sábados.

Já em Sombrio, no sábado, as 08:30h na Av. Papa João XXIII terá o primeiro adesivaço, Organizadores querem adesiva o máximo de veículos possível e espalhar a campanha de Jorginho a Governador e Bolsonaro a Presidente.

Depois de dois anos sem realização, está de volta em Turvo a Festalia. Programação nesta edição. Segundo Alírio Bilessimo, o evento será maior dos que os outros anos.

No próximo dia 29, a Cooperativa de Crédito SICREDI de Forquilhinha inaugura sua nova agencia. Quase em frente ao banco do Brasil, o novo local chama atenção pelo tamanho e por sua beleza. 

Em estilo mais moderno, a Prefeitura de Praia Grande realizou a instalação de 20 paradas de ônibus em diversos locais do centro e comunidades do interior. Os novos abrigos cobertos substituem as antigas estruturas prejudicadas pela ação do tempo e beneficiam os estudantes que se deslocam diariamente para as escolas municipais.