Segundo turno lá e aqui

Pelas pesquisas publicadas até agora, dão mostras que teremos segundo turno, tanto para presidente com Bolsonaro e Lula, quando para o governo do estado, onde mostra um cenário muito embolado. A princípio mostra que o atual Governador Carlos Moisés dos republicanos vai para o segundo turno, mas não mostra com quem. Se será com Jorginho Melo do partido do presidente Bolsonaro? Ou Esperidião Amin dos Progressistas, ou Gean Loureiro do União Brasil ou de Décio Lima do PT do ex-presidente Lula? Os melhores colocados até o momento.

Cenário 1

Se os eleitores de Bolsonaro do 22 e de Lula 13, votarem casado de cima em baixo, como foi a onda há 4 anos atrás, pode levar Jorginho e Décio para o segundo turno. Neste caso a mesma onda Bolsonaro que botou Carlos Moisés no segundo turno pode ser o inverso e derrubar ele. Em algumas pesquisas mostra isto como uma possibilidade. Se o MDB que indicou o vice para Moisés não ir para as ruas, Moisés corre este risco, de não ir para o segundo turno, pois seu partido Republicanos não tem militância, é o nome dele e não do partido.

Moisés na frente na AMREC

Pela pesquisa estimulada na Amrec, o atual governador Carlos Mo

Pesquisa do IPC Instituto de Pesquisa Catarinense, encomendado pela Rádio Som Maior de Portal 4oito divulgaram esta semana a primeira pesquisa para governador, Presidente da república e senador nos 12 municípios da Amrec. Foram entrevistadas 800 pessoas, entre os dias 8 e 10 de setembro, o nível de confiança é 95% e a margem de erro máxima é de 4,0%. Protocolo número 08403/2022.

Bolsonaro lidera

A mesma pesquisa na estimulada, o atual presidente Jair Bolsonaro lidera com (50,9%); Luiz Inácio Lula da Silva (31%); Simone Tebet (5,8%); Ciro Gomes (5,4%); Felipe D’Ávila (0,3%); Pablo Marçal (0,3%); Soraya Thronicke (0,3); Não sabem, branco/Nulo (6%). Se depender desta região Bolsonaro se elegeria em primeiro turno com uma margem apertada. Mas se sabe que no pais não é assim, por isto que tudo indica que teremos segundo turno.

Colombo na frente

A mesma pesquisa aponta que a corrida para o senado, onde apenas tem uma vaga, Raimundo Colombo (PSD) é o favorito para ocupar uma vaga no Senado, com 39,3% das intenções de voto na Região Carbonífera (Amrec). Os demais candidatos a senador receberam os seguintes percentuais: Dário Berger (PDB), 11,3%; Kennedey Nunes (PTB), 10,3%; Jorge Seif (PL), 8,5%; Celso Maldaner (MDB), 3,5%; Carolina Sant’anna (PCO), 2,6%; Hilda Deola (PDT), 1,8%; Luiz Barboza (Novo), 1,3%; Gilmar Salgado (PSTU), 0,9%; Afrânio Boppré (PSOL), 0,5%.

CDL de Jacinto Machado

No próximo dia 22, a Câmara de Vereadores de Jacinto Machado realiza uma sessão solene para homenagear a CDL do município que comemora seus 45 anos de fundação. Esta semana o presidente Fernando Darabas participou da sessão solene da Assembleia Legislativa pelos 50 anos da federação da CDL. Na foto com o presidente estadual da Federação das CDLs  Ivam Tauffer e Celito Schlickmann, onde aproveitou para convidar vir a Jacinto no dia 22.

Melhores e Piores

No dia que o Reino Unido perdeu sua Rainha Elizabete. Em Jacinto Machado, perdemos dona Rosa, esposa do seu Zelindo Ronsani, moradora e proprietária de umas das belezas de Jacinto Machado que é no Costão da Pedra. Tive a oportunidade de conhecer dona Rosa há vários anos, onde também pude entrevistar o casal na festa de seus 75 anos de casamento.

Muita gente mais uma vez vai votar em candidatos de fora da região. Todo parlamentar tem milhões de reais em emendas para enviar para os municípios. Para onde você acha que ele vai enviar mais recursos?