O Salão Paroquial de Sombrio recebeu na noite de 7 de fevereiro professores da rede municipal de ensino para uma palestra com o doutor em educação Jorge Trevisol. A palestra contou com uma plateia participativa, em uma conversa animada com muita música. Jorge Trevisol, que tem um extenso currículo, é ainda mestre em psicologia, filósofo, teólogo e cantor, falou da importância do autoconhecimento, em especial para os educadores.

Segundo ele “O educador quando está na faculdade não estuda ou aprende sobre si mesmo, ele estuda somente para ensinar. Se ele não se conhece, é um analfabeto de si. E ninguém leva ninguém onde nunca foi! Eu acredito que a nossa existência precisa revelar nossa essência”.

Para a Secretária de Educação e Cultura, Rita de Cássia da Silva, a palestra vem para trazer mais motivação para o início do ano letivo de 2023. Segundo Rita, “A educação não se faz sozinha, ela é um processo a longo prazo onde os bons frutos serão colhidos. Vale a pena acreditar. O doutor Jorge é uma referência em educação e esta palestra é muito importante!”.

O município de Sombrio conta hoje com 10 escolas municipais e 9 Centros de Educação Infantil – CEIs, onde são atendidos mais de 4 mil alunos, da creche ao ensino fundamental. Cerca de 720 pessoas trabalham na educação municipal, entre professores efetivos, contratados, merendeiras, vigilantes e demais profissionais.