Com grande participação dos cooperados, a Cooperja realizou no sábado, dia 14 de fevereiro, a sua Assembleia Geral Ordinária (AGO), nas dependências do Campo Demonstrativo (CDC), em Jacinto Machado. O encontro foi marcado pela transparência na prestação de contas e pela definição dos rumos da cooperativa para os próximos anos.

Durante a apresentação do Balanço Geral e da Demonstração do Resultado do Exercício, a contadora da Cooperja, Fernanda Moro, detalhou os números aos cooperados, esclarecendo os principais pontos do desempenho financeiro. As contas foram aprovadas por unanimidade e por aclamação.

Na sequência da ordem do dia, ocorreu a eleição e posse dos novos conselhos. Para o Conselho Fiscal, com gestão até a AGO de 2027, foram eleitos: Elisete Paganini Bellettini, Fabiano Machado de Mello, Fernando Gregorine Claudino, Pedro Jairo Mariani, Henrique Antonello Zanatta e Vanderlei Nicoleti. Também foram definidos os novos membros dos comitês educativos de Jacinto Machado, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Santo Antônio da Patrulha e do Núcleo Feminino da cooperativa.

Em sua fala, o presidente Vanir Zanatta abordou o cenário desafiador enfrentado pela cooperativa, especialmente em relação ao arroz, principal produto da Cooperja. Ele destacou que os preços do grão despencaram mais de 50%. Mesmo com trabalho de economia e contingencia das despesas, o faturamento recuou 30% em relação a 2024 e o resultado ficou negativo.

Segundo Zanatta, diversos fatores influenciaram essa queda: alta produção mundial, elevado custo de produção no Brasil, importações do Mercosul sem critérios, dólar valorizado e o fato de o país não ser um exportador assíduo, atuando apenas em oportunidades pontuais, o que dificulta a fidelização de mercados compradores.

“Para 2026, precisamos virar uma página, que só nos deixa ensinamentos. Vivemos quatro anos de preços do arroz acima da média histórica e, mesmo assim, a maioria não guardou reservas. Agora é momento de ajustar custos e despesas para atravessar essa fase. Não há outro caminho senão trabalhar, cuidar dos detalhes e investir com responsabilidade. Informação e conhecimento são fundamentais para a tomada de decisão. A Cooperja está firme e sempre manteve reservas financeiras para enfrentar momentos de crise como este. Seguimos ao lado do cooperado, ajudando-o a crescer e superar desafios”, declarou o presidente.

Ao final da assembleia, os cooperados assistiram a dois vídeos que reforçaram o sentimento de pertencimento e destacaram o ciclo dos negócios dentro da cooperativa, evidenciando que ao comprar nas lojas e prestigiar as marcas próprias, o retorno é revertido aos próprios cooperados, fortalecendo toda a cadeia.

A Assembleia foi encerrada com um almoço especial, com destaque para uma paella preparada com o arroz Caçarola, celebrando a união e a força do cooperativismo.