GRATIDÃO AO CAMINHO E ÀS MUDANÇAS
Refletir é atitude de reconhecimento e apreço pelas experiências e transformações vividas. Valorizar a jornada do CAMINHO DA GRATIDÃO é dar voz às lições aprendidas em seu percurso da vida. É uma forma de abraçar o processo de evolução e crescimento, reconhecendo que as mudanças, por mais difíceis que pareçam, podem ser oportunidades para o aprendizado e o desenvolvimento.
Chegou o momento de o CAMINHO DA GRATIDÃO valorizar o turismo religioso e de espiritualidade que abraça a região Caminho dos Canyons em Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
É de Torres, no Rio Grande do Sul, que neste último dia 21 de abril/25 um grupo de peregrinos deu início à peregrinação até o Santuário Madre Paulina, na cidade de Nova Trento em Santa Catarina. Serão percorridos um total de 420 km em 19 dias de um trajeto físico, com paisagens de estradas, mar e serra.
Aproveitar o momento para enriquecer o autoconhecimento, o desenvolvimento espiritual e, acima de tudo, a superação pessoal são os fatores a serem conquistados em uma região rica em cultura, história, religiosidade, turismo e grandes belezas naturais.
No atual grupo estão peregrinos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Brasília e outros estados. E durante os dias percorridos e ao longo do caminho, novos peregrinos vão se integrando ao grupo, pois alguns não possuem disponibilidade para estarem 19 dias integralmente no caminho.
Ao final da jornada, a recompensa do esforço agrega na vida do participante uma visão mais positiva sobre si e sobre o mundo. Traz uma perspectiva d e um novo CAMINHO de paz, do bem e de GRATIDÃO.


Participação do colunista no Caminho da Gratidão 2025 – Fotos: Luiz Fernando Soares


Igreja Matriz São Domingos, em Torres/RS, onde aconteceu a missa com benção das mochilas dos participantes da peregrinação Caminho da Gratidão. Fotos: Luiz Fernando Soares.

Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua, em Sombrio/SC, onde aconteceu a missa com benção das mochilas dos participantes da peregrinação Caminho da Gratidão. Fotos: Luiz Fernando Soares.


Parada em Balneário Arroio do Silva/SC, onde aconteceu a hospedagem e carimbo na Credencial de Peregrino. Fotos: Luiz Fernando Soares.

Até a próxima matéria !!
Luiz Fernando Soares
Técnico e Gestor de Turismo – Cadastur 24.016176.96-2
https://www.instagram.com/fernando.tectur
fernando.tectur@gmail.com – www.tec.tur.br

Coluna Caminhos do Mar e das Alturas
O nome desta coluna evoca a conexão do homem com as atividades entre a grandiosidade dos cânions regionais e a serenidade das praias, criando uma identidade única para a coluna. Reforça o simbolismo da jornada e da conexão entre os elementos da região, com conteúdo envolvendo os segmentos que atendem e direcionam o turismo regional.
Como diretor da TecTur Turismo, sou guia de turismo credenciado nos Parques Nacional de Aparados da Serra e Serra Geral, especificamente na 9ª Região Turística Caminho dos Canyons do Sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sou apaixonado pela fotografia de natureza e das aventuras em que participo, além da consultor e orientador no segmento do turismo rural. Também realizo trabalhos como coordenador e difusor de estratégias e análises no segmento de pesquisa político/administrativo. Gaúcho de Porto Alegre, há mais de 20 anos resido com minha família em Santa Catarina, atualmente no centro de uma região com turismo 12 meses por ano: Sombrio.