ALÉM DAS FRONTEIRAS
Nesta segunda edição destaco a importância da criação do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. Possui em sua estratégia impulsionar o desenvolvimento sustentável sociocultural, ambiental e econômico da região. Engloba 7 municípios, sendo 4 do estado de Santa Catarina: Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande e 3 do Rio Grande do Sul: Torres, Mampituba e Cambará do Sul.
Esta região possui uma área de 2.830 quilômetros quadrados. O território destaca-se por seu conjunto de cânions – o maior da América Latina – além de possuir um patrimônio cultural valioso, ligado às culturas indígenas, quilombolas, dos imigrantes europeus e à história do tropeirismo.
Os dois principais países emissores de turistas para o Rio Grande do Sul, um dos estados presente no geoparque, são a Argentina e Uruguai. Estados Unidos ficou em quinto lugar, conforme um estudo publicado na revista Confins em 2024. Embora esses dados se refiram ao estado como um todo, é possível que o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul receba visitantes desses países, especialmente devido à proximidade geográfica com alguns deles.
O Rio Grande do Sul é o estado emissor com maior número de turistas que visitam o Geoparque Caminho dos Canyons do Sul. São 52% contra 29,5% oriundos de Santa Catarina (Fonte: SEBRAE/SC / Foco Opinião e Mercado – setembro/2023). Os dados foram apresentados pelo Sebrae em março de 2024, na cidade de Praia Grande/SC.
O mesmo relatório mostra que a região metropolitana de Porto Alegre representa 33,3% dos visitantes. Já a capital de Santa Catarina, Florianópolis, ficou com 4,6%. A composição do perfil de visitante que se destacou no período que foi aplicada a pesquisa foi a de casal, representando 47,6%, ficando a família em segundo lugar com os seus 28,3%.
O relatório técnico da PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA, realizada junto aos visitantes dos municípios que compõem o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. O contrato foi firmado entre o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina – SEBRAE/SC e a empresa Foco Opinião e Mercado. O período de coleta de dados se deu entre os dias 15 e 20 de agosto de 2023; entre os dias 27 e 29 de agosto de 20203; entre os dias 06 e 09 de setembro de 20203, e entre 15 e 17 de setembro de 2023.
Estatísticas mais precisas e atualizadas sobre o perfil dos visitantes do geoparque, podem ser consultadas na fonte oficial do site do Geoparque (https://canionsdosul.org/).
Veja também o relatório completo pelo link abaixo.
E se você deseja conhecer a história do Geoparque Mundial da UNESCO e o que é um geoparque, seus benefícios e a concepção do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, e muito mais, basta acessar o link https://canionsdosul.org/geoparque/.
Aproveite a leitura.

https://drive.google.com/file/d/1WrNBqYKu8ZfAj9c1z20-BqP5NRRpdifN/view

https://www.facebook.com/watch/?v=2290549714527583
Até a próxima aventura!!
Coluna Caminhos do Mar e das Alturas
O nome desta coluna evoca a conexão do homem com as atividades entre a grandiosidade dos cânions regionais e a serenidade das praias, criando uma identidade única para a coluna. Reforça o simbolismo da jornada e da conexão entre os elementos da região, com conteúdo envolvendo os segmentos que atendem e direcionam o turismo regional.
Como diretor da TecTur Turismo, sou guia de turismo credenciado nos Parques Nacional de Aparados da Serra e Serra Geral, especificamente na 9ª Região Turística Caminho dos Canyons do Sul – Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Sou apaixonado pela fotografia de natureza e das aventuras em que participo, além da consultor e orientador no segmento do turismo rural. Também realizo trabalhos como coordenador e difusor de estratégias e análises no segmento de pesquisa político/administrativo. Gaúcho de Porto Alegre, há mais de 20 anos resido com minha família em Santa Catarina, atualmente no centro de uma região com turismo 12 meses por ano: Sombrio.
Luiz Fernando Soares
Técnico e Gestor de Turismo
Cadastur 24.016176.96-2
https://www.instagram.com/fernando.tectur
https://www.instagram.com/fuiprocanyon
www.tec.tur.br
