Três catarinenses vão escolher o novo Papa
A morte do Papa Francisco na segunda-feira, dia 21, continua sendo a principal notícia no mundo inteiro. A morte dele já era esperada devido a sua gravidade saúde em que se encontrava. Papa Argentino conquistou muita gente pelo seu carisma. Mesmo não sendo católicos também lamentaram a sua morte, ele sempre tratou todos sem distinção com muita humildade, foi um precursor pela paz, embora não tenha tido muito sucesso, pois até hoje os países que estava em guerra continuam. Aqui no Brasil, há controvérsias sobre sua popularidade, bolsonaristas não gostam muito dele, pelo fato de ter sido amigo próximo de Lula e ter lamentado quando o prenderam. Conservadores também acham que ele não deveria ter admitido o casamento entre gays.
Entre os sete brasileiros um é Forquilhiense
Durante o papado de Francisco, o colégio de cardeais ampliou os limites geográficos. 04 cardeais são da Oceania, 23 da Ásia, 18 da África, 37 das Américas, e 53, da Europa. Sete brasileiros podem participar do conclave. 135 cardeais com menos de 80 anos é que vão votar na escolha do novo Papa, entre eles sete brasileiros, onde três são catarinenses e um deles é natural de Forquilhinha. Dom Leonardo Steiner tem 74 anos, nasceu em Santa Catarina, já foi duas vezes secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foi nomeado arcebispo de Manaus em 2019 pelo Papa Francisco.
Duas vezes
Por duas vezes tive a graça de ver o Papa Francisco de perto em Roma, uma delas foi em julho do ano passado quando assistimos ele em sua tradicional janela no Vaticano rezar para milhares de pessoas. Na oportunidade estava eu e o Marcio Recco Teixeira.
Tiradentes
O dia de Tiradentes passou batido no feriado de segunda-feira, dia 21, uma que a maioria nem sabe que foi Tiradentes e porque é feriado e outra porque o Papa morreu na segunda-feira e tomou conta dos noticiários. Tiradentes é o nome popular de Joaquim José da Silva Xavier. Ele era militar, mas também trabalhava como dentista amador, e fez parte da Inconfidência Mineira, uma conspiração contra Portugal que foi planejada pela elite da capitania de Minas Gerais. A denúncia do movimento fez com que Tiradentes fosse preso, investigado e condenado à morte e esquartejado no dia 21 de abril de 1792. O movimento era contra a cobrança de 20% do ouro pelo governo Português. Ou seja, se pagava um quinto do valor, o que deu origem a frase “Quinto dos infernos”. Pior que hoje nós pagamos 40% de impostos de nosso trabalho para o governo brasileiro.
Turismo
Depois da pandemia o Turismo brasileiro e também em nossa região cresceu muito. Cada vez mais está comum os fins de semana serem movimentados, sejam para as praias ou para a serra. O povo está dando muito valor ao lazer, muitos que pegaram Covid, acharam que morreriam ser ter desfrutado do que tinham e agora estão aproveitando mais, passeando, fazendo refeições fora, participando de festas, eventos e outros. Neste feriadão pela movimentação que eu vi ao descer a serra do Rio do Rastro pela manhã, duvido que os restaurantes de lá conseguiram alimentar todo o povo que estava subindo a serra.
Turvo

Prefeito Heriberto Schimdt de Turvo, experiente, está indo devagar, economizando, montando equipe, para na hora certa anunciar um grande valor de investimentos com dinheiro próprio da administração municipal e também de convênios. Vários projetos deverão ser executados em parceria com universidades. Muito provável que não fará a festa do colono este ano e sim no ano que vem. Enquanto isto, na saúde está zerando a fila de exames represados que tinha, foram autorizados mais de mil exames, entre eles de alto valores, como ressonância, tomografia, eletrocardiografia entre outros.
Forquilhinha em festa

Inicia nesta quinta-feira, mais uma edição da Heimatfest. A programação da 13a edição do evento, considerado a maior festa alemã do Sul de Santa Catarina, contará com comidas típicas e atrações musicais nacionais e regionais até domingo. A entrada será totalmente gratuita. Abertura oficial será na noite de quinta-feira, a partir das 19 horas. No sábado, dia 26, será o aniversário de emancipação de Forquilhinha com a programação iniciando a partir das 8 horas. Já o domingo será o grande dia de evento, finalizando com a escolha da corte e com o show nacional de encerramento e desfile as 17hs.
Melhores e piores
11 mortes foi o número de mortes nas rodovias de Santa Catarina no feriadão. Nove delas nas rodovias federais. Quantidade maior do que no ano anterior.
Sicoob Credija faz nesta sexta-feira à noite a sua tradicional assembleia geral em Jacinto Machado, sede da Credija. O evento é coordenado pelo presidente Wolnir José Walter.
Em Nova Veneza, o Sicredi inaugura a sua nova agência no centro da cidade, Presidente Aloisio Westrup coordena a inauguração que ficou muito linda em estilo italiano.
Moradores do interior de Nova Veneza já estão cobrando da nova administração, estão dizendo que está muito lenta e que já está indo para quatro meses o governo municipal e que anda não se vê nada.
Ontem em Brasília teve uma grande reunião sobre uma solução para o Morro dos cavalos na BR 101, que liga a capital do estado ao Sul. Até o fechamento da edição não obtive notícias de como foi.