Tiago Zilli na coordenação do Sul

Com o desafio de fortalecer as demandas da região Sul do estado, o deputado estadual Tiago Zilli (MDB) assumiu nesta terça-feira (1º) a coordenação da Bancada do Sul no Parlamento. O ato, que aconteceu na Presidência, marca a continuidade do trabalho suprapartidário do grupo, que até então era comandado pelo deputado Pepê Collaço (PP) de Tubarão.

Tiago coordenará os Deputados e suas prioridades da região da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), da Amrec (Região Carbonifera) e da Amesc do Extremo Sul, entregue aos membros do grupo, Zilli admitiu que esse documento será a base para as cobranças junto ao governo do Estado. “Aqui, nas bancadas, esquecemos as diferenças partidárias e lutamos em prol das demandas de nossa região, que reúne 33 municípios”, pontuou, Tiago.”

Além de Zilli, integram a Bancada Regional Sul os deputados Júlio Garcia (PSD), Pepê Collaço (PP), Jessé Lopes (PL), José Milton Scheffer (PP), Rodrigo Minotto (PDT) e Volnei Weber (MDB).

Preço do arroz estabiliza
Estabilizado, mas não do agrado dos produtores, que já comercializaram no ano passado na colheita do arroz o valor de mais de 100 reais a saca, hoje está em torno de R$ 73,00. Segundo o Presidente da Cooperja e Presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, “este ano a produtividade foi muito boa, temos bastante arroz. Daqui para frente o preço vai depender das exportações. Nos mercados o preço do arroz também despencou, ficando menos de 17 reais o pacote de 5 kg.”

No RS ainda tem metade de arroz a ser colhido
Enquanto em SC 90% do arroz já foi colhido, No RS metade da safra ainda está para ser colhida, o que preocupa os produtores com os temporais que está dando, pois o arroz quando deita com o vento, é prejuízo. Para ajudar na receita muitos agricultores estão fazendo a colheita da “Soca”, que consiste naquele arroz que a máquina não pegou ou que cresceu. Isto dá em torno de 30 a 40 sacos por hectare. Embora segundo quem entende, não é recomendado, pois o arroz não tem a mesma qualidade.

Araranguá em festa

Município está em festa, são 145 anos de emancipação. Araranguá é mãe de muitos municípios do Vale do Araranguá e de Criciúma e avó de muitos outros municípios. Quem diria que todo o Sul do estado pertencia a Laguna, desde Tubarão para cá. Netos Araranguá tem bastante, mas bisnetos nenhum, a não ser Caravaggio no Futuro que pertence a neta Nova Veneza. A cidade das avenidas é encantadora, quem mora nesta cidade gosta muito. Parabéns a toda administração municipal e seus mais de 70 mil habitantes.

Câmara de Sombrio

O Preço da água nas alturas levou os Vereadores, sob o comando do Presidente Rafael dos Santos Silva a solicitar a presença do responsável pela empresa que administra a água e esgoto do município de Sombrio a dar algumas explicações. Segundo os Vereadores tem gente pagando até 800 reais de água e esgoto e são gente de poucos recursos financeiros. Outro ponto que os Vereadores querem saber é o calendário dos investimentos da empresa que não está acontecendo. “Querem nos obrigar até que tem água de ponteira botar água deles,” Pontuou um dos Vereadores.

Melhores e Piores
Onde vamos parar com a inteligência artificial, são tantas tecnologias que tem hora que dá até medo, pois dá para copiar sua voz, sua imagem. Em muitas coisas os robôs já estão substituídos os humanos.

Por falar nisto, está faltando mão de obra na região. A conceituada pizzaria Texas de Turvo, suspendeu suas atividades alegando falta de mão de obra.

São muitas empresas reclamando da falta de gente para trabalhar, principalmente à noite, feriados e fins de semana.

Uns culpam os programas socias do governo onde tem gente parado recebendo para não fazer nada. Outros culpam a nova geração que não estão muito afim de trabalhar.

Outros culpam as empresas e dizem que se pagassem mais, teria mais gente interessada. Empresas culpam a carga tributária do Governo onde um funcionário custa o dobro.