Que calor foi este?

O Sul de Santa Catarina registrou as maiores temperaturas do estado nesta semana. Termômetros de vários municípios da região, marcaram mais de 40ºC, entre eles, Meleiro e Jacinto Machado. Os dados são das estações meteorológicas da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Já no estado vizinho do Rio Grande do Sul, tem sido pior ainda. Tem sido o estado mais quente do Brasil. Já em Maracajá, teve um asfaltou que chegou a derreter devido ao calor. No RS teve cones na rodovia que derreteram devido ao calor também. Mário Sonego de Criciúma com 93 anos, disse nunca ter presenciado um calor assim. Ou seja estamos vivendo novos tempos climáticos mesmo. O aquecimento global que falavam que seria em 2050, já está acontecendo agora.

Escolas sem ar condicionado por falta de energia elétrica

Não é só no estado gaúcho que tem escolas sem ar condicionado por falta de energia de qualidade para o funcionamento dos mesmos, tanto que as aulas só vão iniciar na semana que vem.  Em Forquilhinha o Presidente da Câmara de Vereadores, Célio Elias (PT), denunciou que a Escola Estadual Natálio Vassoler, está com ar instalado, mas a rede elétrica da escola não suporta o funcionamento dos mesmos e três salas de aulas estão sem ar.

Campo Agroacelerador foi sucesso novamente

Mais um evento concluído com muita organização em Jacinto Machado na semana passada. Parabéns ao Presidente Vanir Zanatta e toda sua equipe. Momento que eu gostei bastante foi da colheita da Pitaya e da degustação da mesma, desde o suco, o sorvete, a geleia e o risoto feito da fruta.  Ouvi muitas pessoas comentando da data que é feito o evento, que pelo calor que é todos os anos em fevereiro, deveria ser em abril ou maio, onde as escolas poderiam estar enviando seus alunos maiores para o evento também.

São João do Sul

Acontece neste fim de semana, na comunidade de Vila São José em São João do Sul, o primeiro encontro de carros de boi deste ano. O local tem lugar para acampar. Os animais tem que estar com brinco e precisa ser retirado o GTA. O DJ Rodrigo Pé vai estar tocando umas modas de viola. Na festa do colono do ano passado, foi contabilizado 318 carros de boi. Em 2023 o município ganhou o título de Capital dos carros de boi.

Júlio com o vereador Coral

Nosso amigo Júlio da Silva, feliz com seu Vereador Anderson Coral Fagundes (PSDB), que assumiu a câmara no lugar do Cláudio Eyng que voltou para a Secretaria de Obras.  Coral fez 529 votos.

Sombrio

Em busca de recursos o Presidente da Câmara de Vereadores de Sombrio, Rafael da Silva (PL), o vereador Adriano Magrão (PL) e o Diretor da Câmara, Dangelo da Silva, estiveram na semana anterior na capital do estado, na Secretaria de Estado da Casa Civil, onde foram recepcionados pelo assessor especial André Fernandes, que também atua como coordenador regional do PL, e pelo secretário Kennedy Nunes.  Protocolaram pedidos de reforma do Ginásio Municipal Rogério Valerim e recursos para continuação da Avenida José João Scheffer, no bairro Januária, obra fundamental para a conclusão do grande anel viário municipal. Junto ao Deputado Maurício Eskudlark (PL), solicitaram uma emenda parlamentar de um milhão de reais para a saúde e infraestrutura do Município.

Praia Grande

O Hospital Nossa Senhora de Fátima (HNSF) deu mais um passo importante para se consolidar como referência em saúde mental no Sul do país. A instituição está em fase de preparação para a implantação do serviço de Eletroconvulsoterapia (ECT), um tratamento de neuromodulação reconhecido por sua eficácia em casos graves de transtornos psiquiátricos, como depressão resistente, catatonia, psicose e esquizofrenia. Para garantir a qualificação da equipe, o renomado psiquiatra de Brasília João Armando esteve no hospital por três dias, na última semana, ministrando um treinamento intensivo. O objetivo foi capacitar médicos, enfermeiros e demais profissionais para a realização segura e eficaz do procedimento.

Desconto no IPVA para bons motoristas

Motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses poderão receber um desconto de 5% na cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em Santa Catarina. A proposta, de autoria do deputado estadual Napoleão Bernardes (PSD), está em tramitação na Assembleia Legislativa (Alesc) e será debatida nos próximos meses. “Se quem trânsgride recebe uma multa, por que não fazer o raciocínio contrário e incentivar quem dirige corretamente? É uma medida pedagógica e educativa para estimular um trânsito mais seguro. Vamos premiar e incentivar, aquele que andou na linha e conseguiu ter doze meses sem infração de trânsito”, comentou o deputado em entrevista ao jornalista João Paulo Messer da Rádio Eldorado.