A prisão de Salvaro é o assunto da semana
O prefeito de Criciúma (SC), Clésio Salvaro, foi preso na manhã desta terça-feira (3) durante uma operação conjunta do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Grupo Especial Anticorrupção (Geac). Ao todo, foram cumpridos dez mandados de prisão preventiva, incluindo o do prefeito.
A operação investiga uma organização criminosa acusada de fraudes licitatórias e contratuais, corrupção e crimes contra a ordem econômica, relacionados à concessão de serviços funerários em Criciúma, desde 2022.
Em denúncia feita pelo Ministério Público de SC, os investigados são acusados de fraudar licitações municipais e ofertar condições precárias para o enterro de pessoas de baixa renda. A ação foi motivada pela Operação Caronte, deflagrada desde o início de agosto, quando buscas feitas na sede da prefeitura de Criciúma revelaram a existência de dezenas de malotes de dinheiro escondidos em um cofre. Até ontem à tarde, ele continuava preso na Penitenciaria de Itajaí.

Salvaro acusa Governador
Antes de entrar na prisão, Salvaro fez um áudio, motivando os militantes a votarem em seu candidato e acusou o Governador Jorginho Mello de ser o mandante, já que o seu partido o PL tem candidato à prefeitura de Criciúma e Salvaro fora, contribui para seu adversário Ricardo Guidi vencer a eleição.
“Eu tenho certeza da minha inocência. Jamais, em momento algum e o processo vai ficar livre. Não há dolo, não há intenção, não há vantagens, não há absolutamente nada, nada, nada que possa me incriminar.”
Governador Jorginho Mello ao ser questionado disse “Não tenho, praticamente, nada a dizer. Isso é um problema da Justiça e do Ministério Público. Suas declarações ofendem o trabalho do Judiciário e do Ministério Público de Santa Catarina O prefeito se for inocente, ele vai se defender”, disse o governador.
Como o grupo atuava
Segundo uma denúncia feita Ministério Público de Santa Catarina, o grupo criminoso que assumiu controle da Central de Serviços Funerários da cidade, por meio de fraudes em processos de licitação municipais, agia conforme os seus próprios interesses. Os investigados são acusados de provocar “a redução intencional da qualidade dos caixões tabelados e gratuitos e combinar preços de modo a eliminar a concorrência de empresas de outros municípios”.
Membros da organização criminosa também são acusados de inviabilizar a disponibilização dos serviços assistenciais para as famílias carentes e causar constrangimento ao induzi-las a adquirirem elementos desnecessários para agregar valor à bens que deveriam ser gratuitos.
A atuação do grupo foi exposta no ano passado após a repercussão nacional do caso de um bebê de seis meses, advindo de uma família de baixa renda, que foi velado em um caixão precário, com aparência de já ter sido usado. A ação foi denunciada pelo vereador Manoel Rozeng (PP) durante uma sessão da Câmara de Municipal no dia 16 de outubro de 2023. Na ocasião, ele disse que a família também havia relatado que foi cobrada R$ 480 por uma coroa de flores e afirmou que teve que improvisar um véu para cobrir o corpo.
Fumaça da Amazônia e fuligem por aqui
Nos próximos dias, a fumaça das queimadas da Amazônia deve voltar a ser vista no céu de Santa Catarina. Segundo a Defesa Civil, na sexta-feira (6), os ventos devem voltar a soprar do Norte, trazendo a fuligem para o estado e causando o fenômeno do céu avermelhado. O Rio Grande do Sul, deve ser atingido por uma “chuva preta” já nesta quarta-feira (4), devido ao encontro da precipitação com a fumaça no estado. Segundo o portal de meteorologia MetSul, não será surpresa se, em Santa Catarina e no Paraná, piscinas, baldes ou outras superfícies úmidas fiquem com a água escura devido à alta concentração de fuligem no ar. Também pode acontecer de carros e áreas externas ficarem com poeira escura, como ocorreu no Rio Grande do Sul.
Lideres de expressão


Na revista estadual “Lideres de expressão”, duas personalidades do Sul Catarinense e da nossa região ocupam as páginas, Vanir Zanatta, Presidente da Cooperja e da Ocesc e Romanin Dagostim, Presidente do Sicoob Credisulca. Justa homenagem, parabéns!
Forquilhinha

ACIF entrega cartilha, VOZ ÚNICA aos candidatos a prefeito, José Claudi Gonçalves (PSD) e Dinho Rampinelli (PL). Presidente da Associação Empresária, Isadora Arns, ressaltou a importância dos candidatos e ouvir as reivindicações dos empresários.
Melhores e piores
- Campanhas ainda muito frias na região. Eleitores tem saudades quando a campanha era mais animada com comícios, bandeiras, camisetas e carros de som.
- Com a prisão de Salvaro em Criciúma, Ricardo Fabris do MDB, assumiu o cargo. Sua permanência ninguém sabe. Está para sair nesta quinta-feira, alguma decisão sobre a prisão de Salvaro.
- Política em Turvo, está bem acirrada com os três candidatos a prefeitos. Patrick pelo PP, Heriberto pelo MDB e Casteller pelo PL.
- Em Jacinto Machado, a entrada do Dr. Gilson a prefeitura está fazendo o candidato Sander Just do MDB a trabalhar mais. Os dois estão na rua pedindo votos.
- TV Sul Catarinense está fazendo uma sabatina com os candidatos a prefeito, esta semana foi a vez do município de Turvo. Três convidados fazem perguntas ao candidato.


