Confesso que mesmo conhecendo outros países, outras culturas, já estava com saudades de escrever e saber de notícias de nossa região. Foram 21 dias na Europa, passamos por nove países, Alemanha, Holanda, Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Vaticano, Espanha e França. Tivemos a oportunidade de estar na cidade sede das Olimpíadas, onde ainda está acontecendo as competições. Eu e o colaborador do Jornal Volta Grande Márcio Recco, fizemos várias reportagens e intervenções para mostrar um pouco do que tem naqueles países. Presenciamos como ainda é forte a circulação dos jornais impressos naqueles países, a circulação também é através de assinaturas, bancas e distribuição gratuita em pontos de embarques de passageiros.

O adeus ao professor Neia Pizzollo

Natural de Nova Veneza, mas Araranguaense de coração, Anselmo Pizzollo, o Néia, partiu nesta quarta-feira, aos seus 73 anos. Tive a alegria de ter feito parte da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Araranguá em 2003, quando ele era o Coordenador de Educação Regional, sempre muito prestativo, trabalhador e carismático. Néia tinha muita admiração pelos amigos e comunidade de Araranguá, foi um profissional no esporte, jogou nos times como atacante: Grêmio, Joinville, Avaí e Criciúma.  Ele foi velado na Câmara de Vereadores de Araranguá e sepultado na mesma cidade.

Jacinto Machado não deu chapa Única

Tudo se encaminhava para não haver concorrentes à chapa de Sander Just (MDB) e Noeli Zacca (Progressistas) e à coligação MDB, Progressistas, Podemos, PSD, PSB, União Brasil e a federação PSDB/Cidadania.  Primeiro, o PL lançou a pré-candidatura de Altair Marcolino, o Doril, que durou até o dia 31 de julho, quando ele desistiu de disputar alegando falta de investimentos por parte do partido estadual que não vão usar recursos públicos na campanha. Depois, o partido reconsiderou a questão e tentou articular um novo nome, com Aldo Brognolli, isso não se concretizou. O PL tem sete nomes a Vereadores e vai trabalhar para eleger um e vão deixar seus candidatos livre, fecharam coligação com ninguém.

PDT vai de chapa pura

Dia 04 de agosto foi a vez PDT mudar esta realidade de não ter opção para os eleitores votarem e inscreveu uma chapa com o médico Gilson Correa Netto da Silva, o Dr. Gilson para prefeito, com Vonaldo Cechinel de vice. Foram inscritos ainda André Lacerda da Silva e Ana Maria Guetner a Vereadores. A ideia a princípio era coligar com o PL, mas a nível nacional o PL proíbe que não pode estar em chapa majoritária junto com candidatos da esquerda (PT, PDT, Psol, Rede, PV, PC do B…).  Dr. Gilson, como médico cirurgião é muito respeitado e competente, atende no Hospital de Jacinto Machado. Fundador do PDT no município, já foi candidato a Deputado Estadual pelo partido em 1990 e fez 17% dos votos validos no município, 1.166.

Sombrio com três candidatos

Em Sombrio, os dois maiores partidos que sempre foram ferrenhos políticos, MDB e PP mais uma vez se enfrentam. O PP não vence do município há 12 anos, perdeu duas vezes para Zênio Cardoso e uma para atual prefeita Gislaine Cunha. Desta vez o PP fez uma coligação com: PDT, União Brasil, PSD e Republicanos. O candidato a Prefeito é José Eraldo Peri com o vice Manoel Rosa Albino, o chero, dos republicanos. Já o MDB, da atual prefeita Gislaine Cunha, a chapa pura repete a mesma dupla: Gislaine e Jeriel Isoppo. A coligação é composta por: MDB, PL, PSB e PSDB. A terceira via é composta pelo PT e pelo PSOL, a candidatura de esquerda tem como candidato a prefeito, Carlinhos de Fávere, irmão do ex-prefeito de Jacinto Machado Antônio de Faveri, o seu vice é Antônio Campos, professor Toninho do PSOL.

Gaivota terá 4 candidatos a prefeito

A chapa do atual prefeito Everaldo dos Santos, o Kekinha (PSDB) e Jonatã Coelho (PL), se repetiu. Segunda chapa, não nesta ordem, de chapa pura é Fabinho da Fabsul (PSD) e Ingridt de Melo (PSD). Terceira via, vem do PP com apoio do ex-prefeito Ronaldo que não quis disputar, Fernando Ferreira, o Chimia (MDB), com Guilherme Scherer (PP) de vice. E quarta chapa vem do PT, Emerson Lazaron e Fabrícia Borges, ambos de chapa pura.

Melhores e Piores

  • Deputado do MDB, Vampiro assumiu a vaga de Deputado Federal em Brasília por uns meses na vaga do titular Chiodini que é candidato a prefeito de Itajaí. A torcida dos amigos de Vampiro para que o Chiodini se eleja é grande.
  • Já o catarinense de Imbituba, José Roberto Martins (PL-SC), mais conhecido como Beto Martins, tomou posse como senador nesta terça-feira (6). Ele vai substituir a senadora Ivete da Silveira (MDB-SC), que solicitou licença do cargo por 120 dias.
  • Por isto que na montagem do candidato ao Senado, quando o mesmo tem chances de se eleger, a disputa é grande. Beto assume como segundo suplente, a primeira é a Ivete Silveira, viúva de Luiz Henrique. A vaga mesmo era do Governador Jorginho Mello. 
  • Também com 8 anos de mandatos, dá para fazer muito arranjo político.  Já está na hora de debater até que ponto é necessário ter 80 Senadores. Será que 550 Deputados não é suficiente para discutirem e aprovar Leis?
  • O PT de Jacinto Machado que governou por 8 anos, que tinha como pré-candidato o ex-prefeito Antônio João de Fáveri, também desistiu de levar adiante o projeto. Nem chapa de vereadores o partido apresentou.