O Sul isolado

O Sul do Estado, isolado mais uma vez. O Sul do estado ficou isolado não só da capital do Estado, mas do restante do país. O morro dos cavalos na BR 101 em Palhoça na grande Florianópolis, mais uma vez deu problema na sua estrutura. As fortes chuvas que ocorreu no final de semana acabou dando desmoronamento e também abrindo crateras na rodovia.

Muitos caminhoneiros tiveram que ficar parados vários dias esperando que voltasse a normalidade. Até quando o Sul do estado ficará a mercê das intempéries do tempo, é necessário e urgente que seja retomado o planejamento de fazer o túnel naquele local. Fizeram ali um paliativo que foi uma duplicação sem acostamento, que quando dá acidente, também forma longas filas e que a solução só será com a construção do túnel, que na época não foi feito.

Esta semana o fórum parlamentar fez uma reunião em Brasília com os 16 deputados federais e os três senadores, sobre este assunto. Onde o orçamento para a construção do túnel, é de 700 milhões de reais para a sua obra, é bastante dinheiro, sim, mas para um Estado igual Santa Catarina que é considerado um dos maiores estados produtor do Brasil, 700 milhões, dissolvido em três, quatro anos, tempo necessário para fazer o túnel não representa muito não. Afinal são bilhões de impostos que vão para Brasília todos os anos e que retorna muito pouco para Santa Catarina, então é necessária e urgente essa mobilização, independente de esquerda, de direita, a obra é para todos! É o que eu penso.

Troféu Fama 2024

Empresa de pesquisas Fama do RS, entregou na noite da última quinta-feira o troféu de destaque Empresarial e Profissional a diversos empresários e profissionais dos municípios de Turvo, Jacinto Machado, Sombrio, Gaivota e Santa Rosa do Sul. Evento aconteceu no Parque das águas em Sombrio com jantar festivo e contou com a presença de centenas de pessoas. Mais uma vez o Jornal Volta Grande foi o preferido da população de Jacinto Machado e Turvo. Obrigado a toda a nossa equipe, anunciantes e assinantes.

Acélio agita a política em Criciúma

O que o prefeito Clésio Salvaro e muitos políticos de Criciúma não esperavam era que o Ex-Secretário de saúde Acélio Casagrande deixasse o PSDB, onde recebeu o convite para ser candidato a vice de Arleu da Silveira (PSD), candidato de Salvaro a prefeito.  Acélio filiou-se ao PL onde recebeu o convite para ser Secretário Adjunto da Saúde no Governo de Jorginho Mello, ou para ser vice de Ricardo Guidi que será candidato a prefeito pelo PL.  

Jacinto Machado

O MDB faz encontro do Diretório nesta quinta-feira. Pré-candidato a prefeito pelo MDB Sander Just está em pré-campanha, já tem um nome para vice que é do PP a empresária Noeli Zacca do PP. Pela oposição o nome do Altair Marcolino, o Doril, pelo PL continua sendo o nome alternativo e poderá ter uma composição com o PSD.  O PP deverá aumentar de 2 para 3 Vereadores eleitos, o ex-vice Prefeito e ex-vereador Valdir Trombim, o Popô se filiou ao partido e será candidato a Vereador.

R$ 2 milhões para pavimentação em Turvo

Na última segunda-feira (15), o deputado Zé Milton esteve reunido com vereadores, lideranças e com o prefeito em exercício, Osvaldo Fávaro, para entregar recursos na ordem de R$ 2 milhões para realização de obras de pavimentação no município. Solicitados pelo prefeito Sandro Cirimbelli, vice Osvaldo de Fávaro, bancada de vereadores e executiva do Progressistas de Turvo, os recursos tem como objetivo a pavimentação nas comunidades de Rodeio de Areia e Linha Contessi, proporcionando mais segurança e qualidade de vida aos moradores e usuários que trafegam por essas estradas.

O prefeito em exercício, Osvaldo Fávaro, agradeceu o apoio de Zé Milton e destacou a importância dos recursos destinados para as obras de pavimentação. “Essa emenda, como muitas destinadas pelo nosso deputado, representa um avanço significativo para o nosso município. A pavimentação dessas estradas trará inúmeros benefícios para a nossa comunidade, contribuindo para o desenvolvimento de Turvo, da região e qualidade de vida dos nossos cidadãos”, declarou Osvaldo.

Vereadores de Meleiro questionam prefeito

Em Meleiro, cinco vereadores assinaram inicialmente o Pedido de Informação 06/2024 com os questionamentos sobre a entrega de resíduos sólidos de Meleiro em Ermo, em uma empresa de propriedade do prefeito Eder Mattos (PL).  Primeiro assinaram Joel (PP), Jonas (PP), Kaká (PSDB), Geise (PSDB) e Bonfante (PDT), e depois assinaram Nininho (PL), Morgana (PL) e até mesmo o presidente da Câmara Antônio Simoni de Oliveira (PP). Apenas Eloir Córneo (PL) preferiu não assinar. Prefeito foi na sessão dar explicações, mas confirmou que a empresa é sua. Com certeza vai se incomodar com isto, pois por lei é vedado administrador público contratar com empresa de sua propriedade. Em final de mandato, uma bela encrenca para Eder Matos.

Melhores e piores

  • Neste fim de semana tem rodeio crioulo em Jaguaruna, já no primeiro fim de semana de maio será em Turvo o tradicional e grande rodeio no CTG Vale da Amizade.
  • Nesta sexta-feira, acontece em Jacinto Machado a tradicional e anual Assembleia do Sicoob Credija. Sob o comando do Presidente Volni José Walter, serão apresentados o balanço, destinação das sobras e planejamento para este ano.
  • Timbé do Sul, esteve de luto esta semana. A morte do ex-prefeito Nailor Biava, entristeceu não só os familiares, mas centenas de amigos que Nailor tinha. Meus sentimentos a todos.