Problema de Lula foi a comparação

Pedir o fim da guerra entre Israel e o Hamas, tudo bem. O problema do Presidente Lula foi comparar ao genocídio de Hitler dizendo que esta guerra está pior do que aquela. Lula fez uma comparação entre a ação de Israel na Faixa de Gaza e o extermínio de judeus pelo regime nazista na segunda guerra mundial. A afirmação ocorreu durante uma coletiva de imprensa na Etiópia. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino, não existe em nenhum outro momento histórico”, comentou o petista. “Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus.”

Deputados querem impeachment

Deputados da oposição optaram por submeter um pedido de impeachment contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Câmara dos Deputados. O requerimento já foi protocolado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP).  “Eu e alguns parlamentares estamos preparando um pedido de impeachment do Lula, com base nas suas atitudes hostis ao Estado de Israel”, escreveu a deputada federal Bia Kicis (PL-DF), no Twitter/X. “É inadmissível o vexame a que Lula está submetendo o Brasil, país que tanto contribuiu para a fundação do Estado de Israel.

Pela Lei é crime

A solicitação é baseada na Lei dos crimes de Responsabilidade (Lei 1.079/1950), a qual define, no artigo 5º, que é uma ação que pode resultar na perda de mandato o ato de “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo de guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”. Para o Presidente da Câmara acatar o pedido de impeachment, tem que ter 177 assinaturas. O que é muito difícil, tem parlamentares da base do governo que assinou, mas tem muitos do PL que não assinaram, até o momento tem 125 assinaturas. De SC, dos 16 Federais 9 assinaram e sete não.

Ato pró-Bolsonaro

Várias pessoas da nossa região estão indo para São Paulo neste domingo, para o ato em defesa o ex-presidente Jair Bolsonaro, dois ônibus da região com cada um pagando sua passagem. Bolsonaro pediu aos simpatizantes usem roupas verdes amarelas, que não levem cartaz e nem faixas, que seja uma manifestação pacifica.  O partido tem solicitado que em todo o país quem puder se vista de verde amarelo neste domingo, para mostrar lealdade. Governador Jorginho Mello confirmou presença também.

Maracajá

O prefeito Aníbal Brambila (PSD) passou o cargo na semana passada ao vice-prefeito Volnei Rocha (Republicanos) que fica no cargo até o final do mês.  Aníbal Brambila está em um Cruzeiro nos Estados Unidos. Fora do país, precisa passar o cargo ao vice-prefeito. Antes de viajar Brambila ainda deu o pontapé nas conversações em busca da reeleição. Fez o convite ao presidente Guilherme Augusto Tomasi Rocha, o Tatinha, para uma reunião antes de viajar para informar seu desejo de ter o PP como vice em sua chapa. O nome do ex-prefeito Antônio Carlos de Oliveira, o Cacaio tem sido lembrado para compor a chapa.

Jacinto Machado

Com o acordo firmado, MDB e Progressistas está selada a coligação dos dois partidos que historicamente sempre foram rivais e Jacinto Machado. Com Sander Just já escolhido para representar o MDB, o Progressistas afirma que apresentará como seu representante um nome a vice que mais trará consenso no diretório. Se der certo e trabalharem em conjunto ajuda na busca de verbas. Mas na base se ouve muita gente que não ficou contente com a coligação.  A reunião aconteceu no gabinete do prefeito Gaiola e contou com a presença dos presidentes dos partidos Herval Borges do MDB e Renato Zanatta do PP, lideranças e Vereadores.