15 de outubro: Dia do Professor
Neste 15 de outubro, celebramos o Dia do Professor, uma data para reconhecer aqueles que dedicam sua vida ao ensino e à formação de gerações. Ser professor nos dias atuais tem sido um grande desafio: muitos alunos são dispersos, não cumprem suas tarefas e, infelizmente, ainda há pais que acreditam que educar é responsabilidade da escola — quando, na verdade, a educação começa em casa.
O professor ensina, orienta e inspira, mas o exemplo e os valores vêm da família. Por isso, este é também um dia de reflexão sobre a importância da parceria entre pais e educadores.
E quem não se lembra com carinho da sua primeira professora, aquela que nos alfabetizou e despertou o amor pelo conhecimento?

Tínhamos que dividir o quadro
Tive a oportunidade de lecionar por 6 anos no interior de Jacinto Machado, no Fundo do Pinheirinho Alto e no Paredão do Pinheirinho. Na época que tínhamos que dividir os dois quadros para formar um quadro para cada serie, desde a primeira até a 4ª série. Não era como hoje, na época tinha que fazer a merenda, fazer horta e dar conta da documentação da escola. Mas foi um aprendizado importante, onde tenho recordação até hoje. Parabéns a todos os professores por sua dedicação, paciência e compromisso com a construção de um futuro melhor.

A primeira a gente nunca esquece
O município de Meleiro recebeu, no dia 14, no auditório do Colégio Municipal, a apresentação do documentário “A Primeira a Gente Nunca Esquece”. A produção é uma realização da MBM Produções, em parceria com a ARA Produções e a Genuíno Filmes, com apoio do PIC – Programa de Incentivo à Cultura e patrocínio das Lojas Adelino, Mercado Ademar, Lojas Benoit e Farmácia São João.

Cerca de 250 pessoas prestigiaram o evento, acompanhando atentamente a exibição do início ao fim. O documentário retrata a transformação da educação ao longo dos últimos anos, com depoimentos marcantes e imagens que resgatam a memória escolar de gerações. A obra emocionou a todos que já foram alunos, pois assim se viram representados nas histórias e lembranças compartilhadas na tela.
O filme já está disponível no canal do Youtube da MBM Produções, com o título “A primeira a gente nunca esquece”. Parabéns ao cineasta e amigo Sandro Pagnam, na próxima edição falaremos mais sobre o filme e a repercussão.

Rota 22 do PL
Após reunir mais de 2 mil pessoas no Oeste e Serra, projeto do PL promove encontros em cidades do Sul para ouvir a população e fortalecer as bases do partido em Santa Catarina. O projeto Rota 22, do Partido Liberal (PL), inicia a segunda etapa com encontros no Sul do estado. Ontem foi a vez de Ermo receber a iniciativa itinerante que vem percorrendo todo o Brasil.
O objetivo é reunir lideranças políticas, militantes e cidadãos para debater o futuro do estado e reforçar o diálogo direto com as comunidades locais. Nesta quinta-feira será em Criciúma, o encerramento estadual ocorre em 7 de novembro, em Blumenau, quando serão apresentados os resultados consolidados de todas as etapas regionais.
Idealizado pelo PL nacional e executado por meio do Instituto Álvaro Valle, o projeto busca ouvir as demandas da população, difundir valores da direita e planejar ações políticas futuras.

Sebastião Moraes

Sebastião Moraes Mattos, ex-prefeito de Turvo e fundador da Cersul, morreu na semana passada aos 86 anos. Figura importante na história do município, Sebastião participou da fundação da cooperativa em 1961, quando assumiu o cargo de gerente e ajudou a estruturar os primeiros passos da eletrificação rural na região. Mais tarde, também foi presidente da Cersul, contribuindo decisivamente para o crescimento da instituição. Na vida pública, foi prefeito de Turvo na década de 1960, período em que o município começava a se desenvolver administrativamente. Sebastião deixa oito filhos, doze netos e treze bisnetos. A Prefeitura de Turvo e a Cersul emitiram notas de pesar, destacando sua trajetória marcada pelo trabalho, liderança e dedicação à comunidade.

Santa Rosa do Sul
Neste fim de semana, o Parque de Eventos de Santa Rosa do Sul será palco da 4ª EXPOENOTE – Encontro de Operadores de Terraplanagem, considerado o maior evento do gênero no Sul do país. Com 90 mil metros quadrados de área, a feira reunirá os maiores fabricantes e concessionárias do setor, apresentando máquinas modernas e oferecendo oportunidades de negócios para profissionais e empresas da área. A organização espera bater o recorde de público desta edição, oferecendo infraestrutura completa e atrações para todas as idades. Profissionais, famílias e entusiastas de máquinas pesadas têm um encontro marcado para três dias de muita tecnologia, competição e diversão.

Primaiada de MOTA

No último sábado mais um evento da família Mota, o tradicional encontro dos primos que acontece no mês de outubro, aconteceu em Santa Rosa do Sul, no Parque da Polvilhana, onde reuniu mais de 130 descendentes de Herculano Mota e Eliza Rocha Mota. Da dezena de filhos que eles tiveram, apenas 4 mulheres estão vivas, Henriqueta, Enedina, Rosa e Carolina. Onde apenas Henriqueta (minha mãe) estava presente. Familiares de várias regiões, de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso estiveram presentes. Um ótimo encontro para a gente relembrar dos primos que muito pouco se veem na correria do dia a dia. Eventos assim deveriam ser copiados pelas demais famílias, não deixar para se reunir só em velórios, mas para confraternizar em vida.