Numa união de entidades e poder público, a campanha se estenderá entre 10 e 21 de outubro, com recolhimento de eletrônicos, vidros e lâmpadas residenciais
Como já realizada em anos anteriores, Epagri, entidades e poder público de Jacinto Machado realizam neste mês de outubro a 3ª Campanha de Recolhimento de Eletrônicos e Vidros. A coleta deve ser feita entre os dias 10 e 21 e o valor arrecadado com a venda do material será doado a instituições sociais do município.
Numa iniciativa da Epagri, com apoio de Administração Municipal de Jacinto Machado, através das secretarias de Agricultura e de Turismo, Sicoob/Credija, Geoparque Caminhos dos Canions do Sul e Colix se reuniram para organizar a 3ª campanha de recolhimento de lixo eletrônico, vidros e lâmpadas residenciais. “Nos anos anteriores, a campanha já teve resultados significativos e retirou muito material que poderia trazer prejuízos ao meio ambiente e às pessoas de nossa cidade”, relatou Roberto Abatti, secretário municipal de Agricultura, que na última semana participou de reunião entre as entidades participantes da campanha.
Segundo Aline Hahn Fernandes, extensionista social da Epagri, “a campanha é de grande importância para que os materiais sejam descartados de forma correta. Principalmente o vidro, material que é 100% reciclável e que não é coletado pelos catadores, pelo seu baixo valor agregado e periculosidade no manuseio.”
O ponto de coleta dos materiais – eletrônicos, vidros, lâmpadas e pilhas residenciais – será na Casa do Agricultor, onde os cidadãos poderão fazer a entrega. “O período de coleta será entre os dias 10 e 21 de outubro e as entregas devem ser feitas em horário comercial, para que possamos acondicionar tudo em embalagens próprias para este tipo de materiais”, explica Luan Antonelli, secretário de Turismo.
Em parceria com a empresa Colix, todo o material será recolhido e terá a destinação correta. A renda obtida com a venda será destinada à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Associação de Voluntárias do Hospital Roque.