Crianças inscritas no SCFV passaram a participar da oficina, direcionadas para apresentações natalinas.

De forma pioneira no município, a secretaria de Assistência Social, através do CRAS e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), implantou uma oficina de teatro para crianças e adolescentes de Jacinto Machado. O projeto tem como foco inicial preparar a turma para apresentação no principal evento festivo da cidade, o Natal Encantado.

Teve início nesta semana o projeto ‘Olha o Teatro!’. Através dele, crianças e adolescentes com idade entre seis e 17 anos inscritos no SCFV participam de oficina onde recebem aulas de teatro e dança, cujos resultados vão desde a integração, formas de expressão e até mesmo a comunicação. “Através das aulas, as crianças e adolescentes aprendem a conhecer a si mesmas, os colegas das oficinas e ainda expandirem seu senso de comunidade, já que se preparam para apresentações públicas no município e, possivelmente, também em outros municípios”, avalia Regina Patel, secretária de Assistência Social.

Com aulas ministradas por Daniela Bristot, a estrutura da oficina passa por etapas de acolhimento, conversas, aquecimento, exercícios de preparação, improvisos teatrais e relaxamento. “As aulas combinam a ludicidade e a aprendizagem destes da dança e o teatro, através da linguagem teatral, trabalhando criatividade, imaginação, ação, desinibição, expressão corporal, ritmo, vocabulário, respeito, criação de vínculos e o pensamento crítico”, explica a responsável pelo projeto.

A oficina ‘Olha o Teatro!’ acontece nos turnos matutino e vespertino, todas as terças-feiras no SCFV de Jacinto Machado. “Um projeto extremamente importante para que os participantes se aproximem destas duas artes e dos seus benefícios, e também tenham a experiência de se apresentarem publicamente em data comemorativa importante, como é o nosso Natal Encantado. Estamos bastante satisfeitos em ver que as crianças estão contentes em poder participara da oficina”, assinalou a coordenadora do CRAS, Adriana de Melo.