O Grêmio voltou a vencer na Série B depois de cinco rodadas e, se mudarmos a perspectiva, o time de Roger chegou a cinco partidas de invencibilidade. Um dos motivos para o Tricolor sustentar a quinta colocação mesmo após um mês sem vitória e apenas um gol marcado é a defesa, uma das melhores da competição.
Quinto colocado com 17 pontos, o Grêmio pode ingressar na zona de classificação para a Série A caso vença o Sport, o quarto, que tem um ponto a mais , na próxima segunda-feira. Campanha sustentada pela defesa.
São apenas quatro gols sofridos em onze partidas na Série B, mesmo número que o líder Cruzeiro. O Grêmio vazou menos que os outros três integrantes do G-4, por exemplo. Nos últimos quatro jogos, a equipe de Roger não sofreu gols.
Além disso, até o momento o Grêmio não foi vazado mais de uma vez em uma mesma partida. Algo importante para uma equipe que marca poucos gols na competição.
O Tricolor levou gols nos jogos contra a Chapecoense, Guarani, Cruzeiro e Ituano. Dois destes, Chape e Cruzeiro, decretaram as duas derrotas do clube gaúcho na Série B até o momento. Os números indicam que Roger solidificou a estrutura defensiva, independente da formação.
Jogos que o Grêmio foi vazado:
-Grêmio 0x1 Chapecoense – 2º rodada
-Grêmio 3×1 Guarani – 3º rodada
-Cruzeiro 1×0 Grêmio – 6º rodada
-Ituano 1×1 Grêmio – 7º rodada
Nova formação
Desde a nona rodada, no empate com em 0 a 0 com o Vila Nova, Roger Machado promoveu a mudança no esquema tático, saindo de uma linha de quatro defensores para o 3-5-2. Com essa formação, foram três jogos que ainda não levou gols, dois deles já com Kannemann de volta.
Uma das fortalezas e figura importante no setor defensivo do Grêmio, Geromel atuou todos minutos da Série B. Boa parte dela até aqui foi ao lado de Bruno Alves, mas o companheiro de zaga testou positivo para Covid-19 na terça-feira e Rodrigues ingressou na sua vaga junto dos históricos defensores.
Aos 36 anos, o zagueiro de Copa do Mundo é um dos principais destaques do time em 2022. Na nova formação, manteve as boas atuações jogando como zagueiro central.
Caso Geromel tivesse atuado contra o Glória de Vacaria, pela Recopa Gaúcha, dia 24 de maio, o capitão atingiria uma sequência de 21 jogos consecutivos com a camisa Tricolor.
Desde o empate contra o Vasco, a dupla tão valorizada pelos torcedores voltou a estar presente em campo: Kannemann e Geromel. Além do acréscimo técnico, os campeões da Copa do Brasil, Libertadores, Recopa Sul-Americana e Campeonato Gaúcho representam também a liderança do elenco.
Além deste reforço, o treinador voltou a contar com Edilson, que depois de se recuperar de uma lesão muscular, voltou como titular na função de ala direito. Do outro lado, Nicolas jogou como ala.
Conra o Vasco e Novorizonino, Villasanti foi desfalque por estar com a seleção paraguaia. Thiago Santos entrou no seu lugar e ajudou o sistema defensivo a manter os bons números com atuações seguras. Na próxima rodada, contra o Sport, Villa pode voltar ao time.
O Grêmio volta a campo na segunda-feira, contra o Sport, pela 12ª rodada da Série B, a partir das 20h. Nesta quinta-feira, o grupo de jogadores se reapresenta no CT Luiz Carvalho para iniciar a preparação para a partida.