Como parte da formação continuada de seus profissionais da Educação, a administração municipal reuniu cerca de cem professores na manhã desta quinta, 26, para uma palestra com foco na atenção a deficiência. O encontro contou com o auxílio de profissionais da Apae do município.
Ao longo de 2022, educadores da rede municipal de ensino têm recebido várias capacitações voltadas à integração e melhor atendimento às pessoas com deficiência. Nesta quinta, um grande número de servidores participou de palestras com psicóloga, assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo e professora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “A cada etapa da formação, saímos com a certeza do quanto evoluímos e do quanto ainda precisamos evoluir neste sentido. Vamos aprofundando o conhecimento dos educadores e quem ganha é toda a comunidade escolar”, descreveu Cleonice D’Ávila, secretária de Educação.
Nas palestras desta etapa, os ministrantes trouxeram informações significativas acerca da deficiência no contexto atual e suas manifestações no ambiente escolar com o intuito de orientar os profissionais a uma observação direcionada como forma de prevenção e encaminhamento. “Estamos muito satisfeitos com os resultados práticos do tema escolhido para a formação deste ano. Sem dúvida, havia essa necessidade de trabalhar o assunto deficiência de forma integrada ao ensino regular. Por isso, temos que parabenizar a todos os profissionais envolvidos”, salientou o prefeito Almides, que esteve presente no início das atividades.