Recentemente Florianópolis foi palco da 20ª edição do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas, promovido pela OCESC/SESCOOP. O evento reuniu mais de 1, 2 mil mulheres de 48 cooperativas catarinenses, em uma edição especial que celebrou duas décadas de história e coincidiu com uma importante celebração do Ano Internacional das Cooperativas.

Com o tema “Raízes fortes, asas livres”, a programação destacou o papel da mulher no cooperativismo, que une tradição e liberdade para sonhar, criar, transformar e inspirar.

A COOPERJA marcou presença com uma delegação de 45 mulheres, entre cooperadas e colaboradoras, acompanhadas do vice-presidente Antônio Moacir De Noni e sua esposa. A participação reforçou a representatividade do extremo sul do estado, que se orgulha de ter o presidente da cooperativa, Vanir Zanatta, também à frente da OCESC.

A abertura contou com a presença do governador Jorginho Mello, da vice-governadora Marilisa Boehm, secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, Superintendente no Sistema OCB e Presidente do Instituto Pensar Agropecuária (IPA), Tania Zanella e vários presidentes e vices das cooperativas presentes no evento. Em seu discurso, o governador destacou a força do cooperativismo catarinense: “O cooperativismo de Santa Catarina é um modelo que deu certo. É uma força extraordinária em todos os setores e, coordenado por mulheres, será ainda melhor. As mulheres enfrentam, ajudam, empreendem e são fundamentais para o desenvolvimento do nosso estado, que é, acima de tudo, empreendedor”, afirmou Mello.

A celebração das duas décadas do encontro contou com apresentações artísticas e culturais, palestras e momentos de integração entre as participantes. O presidente da COOPERJA/OCESC, Vanir Zanatta, destacou a importância deste momento, onde a união de tantas histórias, talentos e sonhos, que buscam um cooperativismo cada vez mais justo, inclusivo e inspirador. Reforçou também a presença do governador de Santa Catarina, que deu brilho ao evento.

A coordenadora social da COOPERJA, Elisabete Biz dos Santos, destacou a importância do Encontro Estadual de Mulheres Cooperativistas como espaço de fortalecimento do protagonismo feminino. Para ela, a presença da delegação da COOPERJA reflete a força das cooperadas e colaboradoras no crescimento da cooperativa e no desenvolvimento das comunidades. Segundo Elisabete, o tema “Raízes fortes, asas livres” representa a essência da mulher cooperativista: enraizada em valores, mas livre para sonhar e inovar.