Realizada pela administração municipal, o evento foi pensado em todos os públicos. No primeiro dia uma missa realizada na igreja matriz abençoou todos os presentes e reforçou a importância da valorização das raízes históricas.
Na sexta-feira, dia 23, feriado municipal, todos comemoraram os 55 anos de Timbé do Sul. Ao iniciar as programações do dia, o programa do jornalista Adelor Lessa, da Rádio Som Maior foi transmitido diretamente do evento.
A agricultura familiar de Timbé do Sul recebeu espaço próprio na festa para comercialização e valorização dos produtos da terra. O Departamento de Turismo de Timbé do Sul preparou um local com exposição de material sobre os pontos turísticos e Geoparque Caminho dos Cânions do Sul. Também estava no local uma asa delta mostrando a dimensão do equipamento de esporte que é referência no município.
Pela manhã ocorreu um desfile com alunos e equipe da educação municipal, temas como o setembro amarelo como prevenção ao suicídio, membros do Hospital Santo Antônio – IMAS, que hoje apresenta atendimento de plantão 24 horas, alunos da rede municipal que foram presenteados com o novo uniforme escolar, estudantes representando povos indígenas e os primeiros colonizadores de Timbé do Sul. Se apresentou no desfile a Banda Fanfarra composta pelos alunos do CRAS e da EEB Timbé do Sul. Junto do prefeito Roberto Biava, primeira dama Valquiria Biava, vice prefeito Acélio Baesso e a segunda dama Ivonete Baesso, vereadores e secretários estiveram presentes no palco para cantar o hino nacional e o hino de Timbé do Sul.
A Secretaria de Educação e Cultura trouxe uma novidade aos presentes: o lançamento do projeto educativo pedagógico “Turma do Professor Vânio”. Foi criada uma revista em quadrinhos pelo timbeense Éder Guilherme Costa, com o idealizador da história Marcial David Murara. Os mascotes foram apresentados com muita alegria aos presentes: Ana Flora como mascote do meio ambiente, João do Campo como representante da agricultura, Zé do Sul como do Turismo e, completando a turminha, o personagem principal, Professor Vânio. “Gostaria de agradecer ao prefeito Betinho, ao secretário Fernando, ao Éder e demais envolvidos neste projeto. Com certeza é uma homenagem que enche de orgulho minha família”, relatou o filho do homenageado, Douglas Aguiar Moro.
Os alunos ganharam lanche da Prefeitura Municipal / Secretaria de Educação e Cultura e com o ticket, receberam um número para sorteio de diversos brindes. “Nosso município investiu R$ 150 mil nos uniformes com bermuda, calça, jaqueta e duas camisetas para todos os alunos da rede municipal. O projeto do Professor Vânio também foi muito bem pensado para trabalhar com todos os nossos alunos e eventos do município de forma lúdica pedagógica. Transporte escolar dentre tantas outras novidades. Estamos com mais de R$ 3 milhões de investimento na educação. É uma administração que acredita e investe na educação”, destacou o secretário de Educação e Cultura, Fernando Manenti.
O parque infantil foi aberto para todas as crianças, a partir de sexta-feira de manhã, gratuitamente, em todos os dias de festa. O almoço também foi comercializado no Salão Paroquial todos os dias, bem como em restaurantes em diversas localidades.
Durante a tarde foi a vez dos apaixonados pelo ciclismo participarem do passeio. O bom tempo trouxe diversas pessoas para passear em conjunto até a Praça Central. A partir das 20hs foi realizada a abertura oficial com autoridades no palco. “Pensamos com muito carinho num evento para os timbeenses. Estamos muito felizes de poder proporcionar um momento destes após dois anos sem as comemorações”, declarou o prefeito.
Logo após o som ficou por conta da Banda Matusa e Banda Dazaranha.
No sábado mais de 30 pessoas foram com os condutores Raul Bordinhon, Gislael Floriano, Valdevino Alano e Marcelo Biava para o passeio na Cachoeira da Cortina. “Agradecemos a todos que participaram deste passeio especial e aos condutores que prestaram toda a segurança necessária para que fosse uma experiência única a estas pessoas”, contou o agente de turismo, Marcelo Biava da Silva.
Aos adoradores da música tradicional, a tarde dançante ao som da Banda Canto do Sul no Salão Paroquial. O sábado também teve a Banda Alternativa de Rock “Amigo Bio”, Banda Fórmula 1, a dupla Yonara e Jardel e, finalizando a noite, Clip Som.
Já o domingo foi um dia especial para os agricultores. O desfile de máquinas agrícolas e caminhões trouxe toda a força do setor no município e cidades vizinhas. Receberam a benção do Padre Sidnei Vitali, mais de 300 veículos. Logo após muitos brindes foram sorteados aos que participaram do desfile.
Também estiveram presentes motociclistas que aproveitaram o dia com céu aberto para passear pelo município e a Serra da Rocinha. Após o almoço, show com The Brothers logo após, a dupla Antônio e Davi.
Como homenagem da administração municipal, foi entregue placas de forma simbólica para Batista Fontanella e Antônio Panatta, cidadãos que participaram de forma efetiva na emancipação de Timbé do Sul, há 55 anos.
Encerrando a noite, Timbé do Sul e região se reuniu na Praça Central para prestigiar o show nacional da Banda Trio Parada Dura. “Estamos muito felizes com a realização desta festa. Já vamos nos programar para a festa de 2023, com muitas atividades e atrações voltadas para os nossos munícipes e novidades que, com certeza, vão orgulhar nosso município. Muito obrigada a todos que participaram e abrilhantaram nossa festa”, frisou Roberto Biava.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timbé do Sul
Giorgia Daniel – SC 3523 JP