Como está a sua saúde financeira?

Estava em sala de aula ministrando sobre gestão financeira e um aluno me perguntou como seria eu ser empresário?

Acredito que seja uma dúvida de muitas pessoas como é ser empresário é ter dinheiro o tempo todo? E ser rico? E unificar empresa e empresário?

Então vamos lá, onde muitos se perdem é na parte mais simples que é juntar os dois, mas não, começa por separar as duas coisas a pessoa física não é a mesma pessoa jurídica, onde muitas pessoas acabam se perdendo das suas rotinas.

Os empresários é um complemento da pessoa jurídica não ao contrário vou explicar, uma empresa se inicia com uma pessoa aplicando um valor da sua pessoa física em uma empresa como capital social, e em seguida surge então a pessoa jurídica a empresa através de um CNPJ com isso o sócio passa a fazer parte de um CNPJ de uma empresa, mas esse capital social aplicado a empresa pra começar é apenas um empréstimo para se iniciar a personalidade jurídica, não podendo o sócio retomar seu capital aplicado já no primeiro faturamento da empresa.

A empresa obteve um empréstimo da pessoa física do sócio, mas esse empréstimo a empresa só devolve quando a empresa fechar.

Durante o processo de movimentação da empresa enquanto ela estiver aberta e faturando o sócio pode retirar Pró-labore e distribuição de lucro.

Pró-labore é uma folha de pagamento mensal do sócio um salário estipulado ou em reunião com os demais sócios em caso de sociedade, ou estipulado com base no faturamento mensal por uma análise financeira da empresa.

Já a distribuição de lucro se dá em cima das sobras da empresa ou semestral ou anual, por exemplo faturamento menos despesas e custos, menos impostos sobra o lucro uma parte pode ser distribuída ao(s) sócio(s).

Pra finalizar podemos sempre levar em consideração que uma empresa não é a mesma coisa que a pessoa física, então o dinheiro da empresa é da empresa e o do sócio é dos sócios.

Everton Gonçalves
48 996833495

everton_goncalvesoficial