Palestra do sistema Aprende Brasil envolveu mais de mil educadores para falar sobre conflitos geracionais
O Parque de Eventos da Polvilhana de Santa Rosa do Sul foi palco, na noite desta segunda-feira, 9 de fevereiro, de um evento que reuniu mais de mil profissionais de Educação de quatro municípios do extremo sul catarinense e um do litoral norte gaúcho, em preparação para o início do ano letivo de 2026. Em debate, conflitos geracionais e o desafio dos educadores para desvendá-los.

Professores, gestores e demais profissionais educadores de Santa Rosa do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Sombrio e Dom Pedro de Alcântara/RS lotaram a quadra do Parque Municipal da Polvilhana, na noite desta segunda, para um grande evento regional que marcou o início do ano letivo 2026. Realizado em parceria com o sistema de ensino Aprende Brasil, o encontro integra a formação continuada da Educação dos municípios, com objetivo de manter as equipes sempre atualizadas e preparadas no que se refere aos desafios da área. “Um grandioso encontro, que tivemos o orgulho de sediar e que representa, realmente, toda a nossa responsabilidade e preocupação com a qualidade do ensino dedicado às nossas crianças. Com profissionais qualificados e bem preparados, o resultado sempre será alunos bem formados para a vida e para o mundo que os espera”, declarou o prefeito anfitrião, Almides Roberg da Rosa.

Além dos educadores, autoridades representantes de cada um dos municípios envolvidos também estiveram presentes, como as prefeitas Gislaine Dias da Cunha, de Sombrio, Noeli Zacca Schmidt (interina), de Jacinto Machado, e o prefeito Everaldo dos Santos, de Balneário Gaivota.
Ministrada pelo doutor em Comunicação Dado Schneider, a palestra central do evento teve o tema ‘Os conflitos geracionais são um grande desafio na educação e nós vamos desvendá-los’. “Vivemos um cotidiano totalmente dinâmico e veloz, em que nós educadores precisamos estar preparados para superar quaisquer barreiras que possam estar entre o professor e o aluno”, comentou a secretária de Educação de Santa Rosa do Sul, Cleonice D’Ávila da Cunha.


