Com o intuito de engajar os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) na busca pela garantia de direitos das crianças e adolescentes do município, Conselho Tutelar, Saúde e Educação realizaram, no auditório da E.E.F. Prof. Darcy Ribeiro, um momento voltado a contextualizar informações sobre a importância da vacinação.

Representantes da Secretaria de Saúde esclareceram a importância da vacinação para prevenção de doenças e promoção da saúde pública. A vacinação foi abordada tanto enquanto direito das crianças e adolescentes, quanto responsabilidade dos pais.

E sendo os ACS visitas frequentes as residências dos munícipes, estes foram convidados a fortalecer um elo de informação e busca-ativa junto à população.

A declaração de vacina foi citada como um dos documentos obrigatórios para realização de matrículas e rematrículas em instituições de ensino, mesmo que sua não apresentação não obstrua a frequência escolar. Foi mencionado, também, a existência do fluxograma de imunização, elaborado pelos diferentes atores da rede de atendimento, e vigente no município. O referido documento estabelece o fluxo a ser seguido quando identificada a falha no cumprimento do calendário vacinal nacional.

A Secretaria de Educação ratificou a importância dos ACS no processo de busca ativa, tanto da vacinação, quanto do APOIA (programa de combate à evasão escolar).

Na oportunidade, o Conselho Tutelar elucidou a atuação do órgão na manutenção da garantia desses direitos e reforçou a relevância do fortalecimento das ações da rede intersetorial nesse processo.