Professores do Projeto Literar e servidores das bibliotecas de escolas públicas da Rede Municipal de Ensino de Sombrio participaram de uma capacitação na última sexta-feira, dia 01. Mensalmente, o Literar se reúne juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, mas desta vez, o local escolhido foi o Instituto Cultural Rua do Fogo, em Santa Rosa do Sul.

Os professores tiveram práticas teatrais, leitura de livros, exercícios práticos de contação de histórias e mergulho no universo infantil, com dicas de como posicionar os livros para a contação e realização de jogos dramáticos.

As práticas foram realizadas em uma roda de conversa com José Carlos Debus, presidente do Instituto, que atua na formação de professores há muitos anos. Zeca, como é chamado, tem ainda graduação em História, mestrado em Ciências da Linguagem e doutorado em educação.

Segundo Zeca, “É preciso se entregar para a história que está sendo contada e sempre tentar tornar a narrativa mais poética.”

PROJETO LITERAR

O Projeto Literar foi criado na Rede Municipal de Educação sombriense há mais de 20 anos e, inicialmente, se chamava A Hora do Conto.

Ele atende a todas as escolas municipais e Centros de Educação Infantil – CEIs e tem como objetivos principais estimular o acesso à literatura infantil e juvenil, promover a contação de histórias pela própria criança e as levar ao mundo da leitura. O Literar acontece semanalmente nas escolas e CEIs, sempre com uma nova contação de história com muita criatividade e ludicidade.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, é muito comum que as crianças tenham no Literar o primeiro contato com o mundo da leitura e os primeiros passos para se tornarem adultos leitores.

Como “tarefinha de casa”, os professores devem elaborar um balanço do Literar de 2023 e pensar no Projeto para o próximo ano.