A partir deste mês de maio, secretaria de Educação de Jacinto Machado, em parceria com a secretaria de Saúde, fará a implementação junto às instituições de ensino do município do projeto Médico na Escola. Com autorização de pais ou responsáveis, alunos da rede municipal passarão a receber visitas e atendimentos de profissionais de saúde com objetivo de identificar sintomas e prevenir possíveis doenças.
Mais do que garantir a qualidade do ensino através de infraestrutura, equipamentos alimentação e professores preparados, o governo de Jacinto Machado quer ampliar também a qualidade de vida de todos os seus alunos, antecipando-se a possíveis doenças que possam acometer a comunidade escolar. “Muitas vezes, uma boa educação vai além do que oferecemos na escola, nas salas de aula. Se a criança não estiver sentindo-se bem, certamente não vai absorver adequadamente os conhecimentos que precisa”, explica Cleonice Possamai, secretária de Educação, Cultura e Esportes de Jacinto Machado.
Com objetivo primordial de prevenção, a secretaria de Educação vai levar profissionais de saúde até escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil) da rede municipal, onde farão consultas com alunos, quando for observada a necessidade. “Antes de darmos início ao projeto Médico na Escola, enviamos um comunicado aos pais e responsáveis pedindo a sua autorização para o atendimento às crianças”, salienta a secretária.
De acordo com Cleonice, um cronograma foi organizado, permitindo que os médicos visitem as unidades de ensino às terças e quintas-feiras. “Quando for identificado algum sintoma como falta de vista, por exemplo, o próprio médico já vai poder fazer os encaminhamentos para que busquemos tratar da melhor forma possível”, declarou.