O dirigível ADB33, que atraiu olhares e encantou o litoral sul do Brasil em sua passagem no ano de 2023, sofreu um acidente nesta quarta-feira, dia 25, por volta do meio-dia, em um bairro de Osasco, na Grande São Paulo. O dirigível fazia uma ação promocional para o São Paulo Futebol Clube quando caiu, resultando em uma pessoa ferida, que foi socorrida com ferimentos leves.
Segundo informações da assessoria do SPFC, o ADB33 pertencia a uma empresa contratada pelo clube para promover uma campanha poucas horas antes do confronto contra o Botafogo, válido pelas quartas de final da Conmebol Libertadores. O dirigível decolou de Carapicuíba para realizar um voo de teste antes do acidente.
O Corpo de Bombeiros de São Paulo informou que a queda foi registrada às 12h06, e uma pessoa, que estava na cabine no momento do acidente, foi prontamente atendida pelo Samu. Além das equipes de resgate, a Enel e a Defesa Civil também foram acionadas para dar suporte à ocorrência.
O dirigível e sua passagem pela região sul
Em 2023, o ADB33 já havia chamado atenção ao pousar na comunidade de Sanga da Toca, no interior de Araranguá, Santa Catarina. O episódio aconteceu em 27 de março, quando o gigantesco dirigível aterrissou na região, tornando-se o centro das atenções de moradores e turistas. A passagem do dirigível por Sombrio e outras localidades do sul do Brasil ficou marcada na memória dos que tiveram a oportunidade de vê-lo de perto.
Apesar do acidente, não houve vítimas graves, e as autoridades seguem investigando as causas da queda.