Propriedade de Santa Rosa do Sul foi escolhida para o evento realizado pela Epagri e que reuniu autoridades e produtores

Terceiro maior produtor de maracujá no Brasil, Santa Catarina dá início oficialmente à colheita da fruta para a safra deste ano. Nesta quinta-feira, dia 22 de dezembro, na propriedade de Murilo Matias da Rolt, em Santa Rosa do Sul, a Epagri realizou o 5º Dia de Campo e Abertura da Colheita do Maracujá, reunindo autoridades e produtores de toda a região.

Com cerca de cem participantes, o Dia de Campo não marca somente o início da colheita, mas também apresenta aos produtores informações importantes ao cultivo. Nesta quinta, três estações técnicas apresentadas falaram sobre como selecionar plantas e frutos para obtenção de sementes, dicas práticas para a produção de mudas e tecnologia de aplicação de defensivos agrícolas. “O maracujá vem, cada vez mais, ganhando relevância econômica entre os produtos que integram a agricultura de Santa Rosa do Sul. Saber que temos produtores dedicados e grandes profissionais incumbidos de orientar os trabalhos para o seu desenvolvimento nos deixa contentes e cientes de que investir no cultivo é um bom caminho a seguir”, declarou o prefeito Almides Roberg da Rosa, que acompanhou o evento.

Além do prefeito, o presidente da Câmara de Vereadores, Juarez Lopes, e os secretários municipais de Agricultura, Jorge Fernandes Pagani e Geral de Governo, Edson de Oliveira Borba, também estiveram presentes.
Segundo Diego Adílio da Silva, extensionista da Epagri e líder do Projeto Fruticultura, para as regiões de Tubarão e Criciúma, a cultura é fonte de renda para 900 famílias no Estado. O Valor Bruto de Produção (VBP) fica em torno de R$ 60 milhões por safra.

Santa Catarina conta com 2 mil hectares de pomares de maracujá, concentrados no Sul do Estado. A expectativa é que a produtividade fique dentro da média histórica, ou seja, em torno de entre 30 a 40 toneladas por hectare.