Anderson Martins Cardoso, de 52 anos, coordenador da Defesa Civil e que é bombeiro militar, morreu na tarde de sábado, dia 1º, ao tentar salvar um homem que pulou em um rio de Tubarão.
O bombeiro estava de folga e passava pela ponte Manoel Alves dos Santos, no bairro Morrotes, em Tubarão, quando viu um homem pulando no rio. Rapidamente ele desceu do carro e pulou para tentar salvar a vítima, mas acabou se afogando.


O Corpo de Bombeiros foi acionado para fazer buscas pelo militar e pela outra vítima e encontrou o coordenador da Defesa Civil já sem vida. O outro homem ainda não foi encontrado.
O CBMSC manifestou luto em homenagem ao coordenador. Confira abaixo na íntegra a manifestação da corporação:
“LUTO
É com profundo pesar que o Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, comunica o falecimento do 2° sargento Anderson Martins Cardoso, ocorrido na tarde deste sábado, 01 junho, na cidade de Tubarão.
O sargento Anderson estava lotado na Secretaria de Proteção e Defesa Civil atuando como coordenador regional de defesa civil em Tubarão.
Neste difícil momento, o Comando-Geral do CBMSC, registra aos familiares e amigos do sargento Anderson, os sentimentos de tristeza e solidariedade com as respeitosas continências de toda a corporação.
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina”
Repercussão nacional
Anderson ficou conhecido nacionalmente após o pedido de casamento inusitado que fez para a namorada. O caso repercutiu e chegou a virar matéria no programa Fantástico em outubro de 2021.

Ambos bombeiros, o casal havia se conhecido no batalhão da cidade. O bombeiro pediu Fabíola em casamento durante um treinamento de combate à incêndio.
A ideia era pedi-la em casamento dentro do container onde ocorre a simulação de uma casa pegando fogo, segundo informações do g1 à época. Porém, as chamas e o barulho trariam muita dificuldade.
“Quando o Anderson falou que queria fazer algo inusitado, aí na hora já pensei: ‘que que tu achas da gente pegar uma cartolina e tu escreve para ler uma mensagem legal para ela? Tu não vais conseguir conversar com ela direito lá dentro né, então não vai ter muito muito contato por áudio’, contou o Tenente Schulter.
E foi assim que o pedido ocorreu. Já fora do container, os noivos foram agraciados com um banho de mangueira, ritual dos bombeiros que marca o início de um novo ciclo.
Fonte: Portal Agora

